Pré-jogo: Atlético-PR X Cruzeiro (Para confirmar a reação)


O Cruzeiro: viajou para Coritiba com moral elevada após a vitória sobre o Avaí na última rodada do Brasileirão. O triunfo sobre os catarinenses pois fim a uma série de quatro derrotas do time celeste e concedeu um novo ânimo para a torcida acreditar em uma reação no campeonato.

A equipe, porém, terá um desfalque importante na Arena da Baixada. Thiago Ribeiro, autor do quarto gol da goleada do último sábado, está em negociação com o Cagliari e foi preservado da partida. Por outro lado, Gilberto e Charles estarão a disposição e reforçam a Raposa em uma partida que não será nada fácil, pois

O Atlético-PR: embora ainda na zona de rebaixamento vem de uma série importante de resultados e se tornou uma das equipes mais consistentes do campeonato desde a chegada de Renato Gaúcho ao comando técnico do Furacão.

Os paranaenses não perdem a 4 rodadas (vitórias sobre Santos e Ceará e empates contra São Paulo e Santos) e neste período conquistaram 8 dos 13 pontos que tem na tabela o que mostra uma diferença entre o desempenho recente do Atlético e a sua condição na tabela.

O Furacão terá o reforço de Cléber Santana e de Kléberson no meio-campo e só não contará com o uruguaio Santiago Garcia para a partida.

Expectativa sobre o jogo: O Cruzeiro poderia considerar um empate um bom resultado se tivesse em melhor situação na tabela, mas a necessidade de recuperar os pontos perdidos durante a competição obriga o time celeste a lutar por uma vitória.

A missão não será das mais fáceis e a Arena certamente estará lotada buscando empurrar o Furacão para fora da zona de rebaixamento. A pressão pelo triunfo, porém, obrigará o Atlético a se lançar ao ataque e o Cruzeiro terá espaço para criar suas chances de gol.

Para a Raposa uma vitória significará um passo importante para mostrar que a Raposa tem potencial para reagir, mas um empate certamente colocará o trabalho de Joel Santana novamente sobre forte desconfiança.

Escalações:

Atlético-PR: Renan Rocha; Edilson, Manoel, Fabrício e Paulinho; Deivid, Kléberson, Cléber Santna e Marcinho; Madson e Edigar. Téc: Renato Gaúcho.

Cruzeiro: Fábio; Vitor, Leo, Naldo, Diego Renan; Marquinhos Paraná, Fabrício, Roger e Montillo; Anselmo Ramon e Wellington Paulista. Téc: Joel Santana.

Arbitragem: Felipe Gomes da Silva auxiliado por Lílian Fernandes da Silva Bruno e Luiz A. Muniz de Oliveira.

Horário e local: Arena da Baixada, Curitiba (PR). Quarta-feira, 17 de agosto, às 19:30

Competição: Campeonato Brasileiro, 17ª rodada

Retrospecto: O Cruzeiro tem um retrospecto considerável atuando como visitante contra o Atlético-PR.

Em 14 jogos nestas condições, a Raposa venceu 4, empatou 6 e perdeu outros 4. O time celeste leva vantagem nos gols marcados (24 contra 22 dos paranaenses).

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.