Pré-jogo: Atlético-MG x Cruzeiro (Mais um salto na classificação)


O Cruzeiro: vive fase inspirada. Com seis vitórias e um empate nos últimos sete jogos, a Raposa praticamente garantiu sua classificação na fase de grupos da Libertadores, abriu boa vantagem nas oitavas da Copa do Brasil e saltou da zona de rebaixamento para a oitava colocação no Brasileirão.

A meta neste sábado é manter a sequência de vitórias e, enfim, acessar o G-6 da competição. É possível, ainda que dependa de uma vasta combinação de resultados, que a Raposa até termine a rodada entre os líderes do torneio. Mas diante da proximidade da decisão contra o Racing pela Libertadores e a sequência de jogos que se construiu, é fato que a Raposa não terá força máxima no Independência.

Sem Dedé, suspenso, Mano Menezes também poupará Edílson e Thiago Neves para o jogo de terça-feira. Outros nomes como Henrique, Egídio e Sassá devem ser preservados na escalação inicial.

O Atlético-MG: passa por uma fase reversa a do Cruzeiro. Embora esteja invicto a sete jogos, com quatro empates e três vitórias, o time alvinegro colecionou decepções nas últimas semanas como as eliminações para San Lorenzo na Sul-Americana e Chapecoense na Copa do Brasil.

Nem mesmo a boa campanha no Brasileirão, competição em que divide a liderança com Flamengo e Corinthians e a única que terá para disputar até o fim do ano, serve, neste momento, para espantar a sensação de má fase. Todavia, os atleticanos sabem que uma vitória no clássico e a manutenção entre os líderes da competição nacional podem auxiliar a afastar a crise que se avizinha. E que, em caso de tropeço contra um Cruzeiro alternativo, verão o barril de pólvora instalado no clube com as eliminações explodir de vez.

Com Gustavo Blanco suspenso, Thiago Larghi deve voltar Elias ao time time titular. Insatisfeito com as atuações de Cazares, o treinador deve promover também o retorno de Luan à formação inicial.

Atlético-MG: Victor, Patric, Leonardo Silva, Bremer (Gabriel) e Fábio Santos; Adílson; Elias, Otero (Cazares), Luan e Róger Guedes; Ricardo Oliveira. Téc: Thiago Larghi.

Cruzeiro: Fábio; Lucas Romero, Leo, Murilo e Marcelo Hermes; Bruno Silva e Lucas Silva; Rafinha (Mancuello), Robinho e Arrascaeta; Raniel. Téc: Mano Menezes.

Horário e Local: Independência, Belo Horizonte (MG). Sábado, 19 de Maio de 2018 às 16:00.

Motivo: 6ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Arbitragem: Raphael Claus (SP), auxiliado por Marcelo Van Gasse (SP) e Danilo Manis (SP).

Transmissão: PFC. O Guerreiro dos Gramados acompanha a partida em tempo real em seu canal oficial no Facebook e, principalmente, no twitter @GdosGramados e publicará em suas redes o resultado do exame.

Retrospecto: O Cruzeiro desafia o retrospecto contra o Atlético-MG no Independência, buscando diminuir a desvantagem no confronto direto entre as equipes no Horto pelo Brasileirão.

Foram 7 jogos, todos desde o fechamento do Mineirão em 2012, e desde então o confronto teve quatro vitórias do Atlético-MG, duas do Cruzeiro e um empate. O time celeste marcou 12 gols e sofreu 14.

Por: João Henrique Castro