Pré-jogo: Atlético-MG X Cruzeiro (Clássico para fazer história)


Salve nação celeste! Domingo esquisito este para maior torcida de Minas. Acostumada a ser maioria no Mineirão nos dias de clássico, a torcida cruzeirense terá que se contentar em assistir o clássico desta vez pela televisão.

Tudo isso pela absurda escolha de Sete Lagoas como palco de um dos mais tradicionais jogos de futebol do país. Nada contra a simpática cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, mas se o estádio não oferece condições para abrigar duas torcidas, a decisão de fazer jogo com torcida única diminui, e muito, a graça da partida.

No entanto, a ausência da torcida cruzeirense pode marcar época. Quecruzeirense não imaginou esta semana ver o seu time silenciar um estádio repleto de torcedores do rival?A China Azul espera que os jogadores celestes, embora tenham assumido odiscurso de que o favorito para a partida é o Galo em função da presença de sua torcida,tenham a exata dimensão da oportunidadede fazer história calandotoda a arquibancada.

Uma vitória cruzeirense teria ainda mais um ingredientepara ser inesquecível. Depois de anos, a torcida rival passou a acreditar que seu time é superior ao nosso, embora os números do campeonato mostrem umarealidade completamente distinta. Esta semana, por exemplo, o Sr. Alexandre Kalil disse que no elenco do Atlético estão todos os jogadores que ele quis contratar, desdenhando do fracasso da negociação celeste com Riquelme. A vingança, para torcida azul, está diretamente ligada a possibilidade de deixar o Atlético ainda mais afundado na zona de rebaixamento.

No entanto, não será fácil. De fato, o time do Atlético é melhor do que o dos últimos anos, embora esteja mal no campeonato. O Cruzeiro, por sua vez, não se adaptou ao gramado de Sete Lagoas e vem com uma série de jogadores recuperados de lesão e ainda conhecendo o trabalho do técnico Cuca. Todavia, em clássio nada disso vale. O torcedor celeste quer a vitória. Em um campo lotado de atleticanos, seria daquelas para não se esquecer jamais.

Atlético: Fábio Costa; Diego Macedo, Jairo Campos, Cáceres e Fernandinho (Leandro); Zé Luís, Serginho, Ricardinho (Fernandinho ou João Pedro) e Diego Souza; Obina e Diego Tardelli. Téc: Vanderlei Luxemburgo.

Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Gil,Caçapa (Edcarlos) e Diego Renan; Fabrício, Fabinho (Gilberto), MarquinhosParaná e Éverton.; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Téc: Cuca.

Curiosidade da partida: O Cruzeiro sustenta uma longa invencibilidade contra o Atlético-MG quando se pensa em confrontos entre as equipes titularesno Campeonato Brasileiro.

A última vitória do Atlético sobre o Cruzeiro comequipe titular no Campeonatonacional foi em 2004, pelo placar de 3 a 0. No ano passado, o placar se repetiu, mas o Cruzeiro atuou com reservas.

Desde a vitória de 2004 do Galo, excetuando a partida que o Cruzeiro poupou os titulares, foram disputadas 7 partidas e o Cruzeiro venceu todas.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.