Pré-jogo: Atlético-GO X Cruzeiro (Para uma Copa mais tranquila)


Salve nação celeste! Últimodesafio antes da Copa, o jogo entre Cruzeiro e Atlético-GO é o encerramento da semana mais atribulada do time cruzeirense nos últimos anos.

Após as saídas de Eduardo Maluf, Adílson Batista e Kléber, um Cruzeiro em início de mudança irá entrar no Serra Dourada neste domingo em busca de uma vitória. O interino Émerson Ávila promoveu algumas mudanças na relação de jogadores, mas a base da equipe de Adílson deve ser mantida.

O desafio é bater uma equipe que não conseguiu nada mais que um empate nas 6 primeiras rodadas do campeonato. Se a missão parece fácil, vale lembrar que adversários assim sempre ameaçam justamente por precisarem desesperadamente da vitória. Todavia, é inegável que não há adversário mais frágil na competição do que os goianos neste momento.

O Cruzeiro tem portanto a tarefa de vencer no Serra Dourada. Uma vitória deixaria o time em uma 5ª ou 6ª colocação na tabela, condição confortável para o trabalho de reformulação que será feito durante a Copa. Um tropeço, por sua vez, pode jogar o Cruzeiro para metade de baixo da tabela e pressionar o clube a voltar vencendo após a Copa de qualquer custo. Vencer neste domingo é a única forma degarantir uma Copa mais tranquila para toda a nação cruzeirense.

Atlético-GO: Márcio; Ayrton, Jairo, Welton Felipe e Erandir; Ramalho, Pituca, Elias e Keninha (Agenor); Rodrigo Tiuí e Pedro Paulo (Juninho).

Cruzeiro: Fábio, Jonathan, Leonardo Silva, Gil e Diego Renan; Fabinho, Fabrício, Henrique e Roger; Wellington Paulista e Thiago Ribeiro. Téc: Émerson Ávila.

Curiosidade da partida: O confronto entre Cruzeiro e Atlético-GO no Serra Dourada é inédito. Os clubes já se enfrentaram 3 vezes em jogos oficiais, mas apenas uma destas partidas foi válida pelo Campeonato Brasileiro.

Em 1986, Raposa e Dragão se encontraram no Mineirão. Vitória celeste por 2 a 0.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.