Pré-jogo: América de Teófilo Otoni X Cruzeiro (As decisões começam agora)


Salve nação celeste! Lembre de tudo que o Cruzeiro fez em 2011 até agora! Lembre-se dos gols que culminaram em várias goleadas, lembre-se da segurança da defesa, lembre-se das defesas do Fábio. Lembrou? Se sim, com certeza tais imagens foram capazes de lhe recordar vários momentos positivos e de lhe deixar animado para o jogo deste sábado contra o América de Teófilo Otoni.

Todavia, tais lembranças agora são pouco mais que história. O único significado que elas tem agora é a vantagem de dois empates ou de uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols no Campeonato Mineiro. Mais nada! Tudo que o Cruzeiro fez ao longo deste ano não estará em campo a partir deste sábado, quando os mata-matas começam para o time celeste.

A primeira missão é passar pelo América de Teófilo Otoni. A goleada sofrida pelo time do Norte de Minas no último fim de semana sugere vida fácil, mas não foi isso que o Cruzeiro enfrentou quando encarou o Nassri Mattar na primeira fase.

O Cruzeiro venceu por 2 a 1, mas os 3 pontos só vieram com um gol contra do América nos minutos finais de partida. O Dragão é a principal sensação do campeonato e mostrou alguns bons valores, especialmente os atacantes Jonathas Obina e Rogério Ávila. A parada não será fácil se o Cruzeiro entrar em campo acreditando que o jogo está ganho.

Todavia, o Cruzeiro não deve encontrar dificuldades se apresentar o seu melhor. Na série decisiva que o time enfrentará nas próximas semanas, nenhum confrontodeverá ser tão desnivelado quanto esse. O Cruzeiro é dos melhores times de Série Ae vai completo enquanto o América se credenciou para jogar a Série D que, por sinal, será a primeira participação nacional de toda a história dotime.

A diferença entre as equipes é latente, mas o Cruzeiro precisará impô-la em campo. O time não poderá repetir a displicência das partidas contra os times do interior na primeira fase sob risco de embarcar para a Colômbia com a cabeça em um tropeçoem Teófilo Otoni.Mas se jogar o que pode, o time cinco estrelas já viaja no meioda semana coma vaga praticamente nas mãos.

América de Teófilo Otoni: Fábio Noronha; Osvaldir, Luís Henrique, Junior Pereira e Bruno Barros (Rodrigo Sena); Leandrinho, Luizinho, Felipe Dias e Wellington Bruno; Jonatas Obina e Rogério Ávila. Téc: Gilmar Estevam.

Cruzeiro: Fábio; Pablo, Leo, Gil e Gilberto; Marquinhos Paraná, Henrique, Roger e Montillo; Thiago Ribeiro e Wallyson. Téc: Cuca.

Curiosidade da partida: O América de Teófilo Otoni já conseguiu sua melhor posição na história do CampeonatoMineiro.

Ameta de avançar, no entanto,esbarra em um Cruzeiro com vontade de voltar a decisão estadual após o tropeço contra o Ipatinga na temporada passada.

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.