Pezzolano, ex-treinador do Cruzeiro, é anunciado pelo Valladolid, clube de Ronaldo Fenômeno


O treinador uruguaio Paulo Pezzolano, ex-comandante do Cruzeiro, foi anunciado nesta terça-feira (5/4) como novo técnico do Real Valladolid, clube espanhol do ex-jogador Ronaldo Fenômeno. Esta será a primeira experiência de Pezzolano na Europa, e o contrato com o time espanhol tem duração até junho de 2024.

Pezzolano deixou o Cruzeiro em 19 de março, após a eliminação para o América na semifinal do Campeonato Mineiro. Em sua passagem pelo clube mineiro, ele dirigiu a equipe em 68 partidas, com 38 vitórias, 13 empates e 17 derrotas. Seu principal feito foi a conquista da Série B do ano passado, com 78 pontos em 38 rodadas, que garantiu o retorno à elite do Brasileiro.

No Valladolid, Pezzolano assume o comando do time a 10 rodadas do fim da La Liga (Campeonato Espanhol), com o objetivo de evitar o rebaixamento. Atualmente, o clube ocupa a 16ª posição na tabela, com 28 pontos – um a mais do que o Espanyol, primeiro time na zona de rebaixamento.


Foto: Divulgação/Valladolid

Pezzolano sempre teve o desejo de trabalhar em um clube da Europa

Desde sua chegada ao Cruzeiro em janeiro de 2022, Pezzolano nunca escondeu seu desejo de trabalhar em um clube da Europa. Em março deste ano, o jornalista Jorge Nicola, colunista do Superesportes, apurou que Mallorca – onde o uruguaio atuou como jogador – e Valladolid seriam possíveis opções para o treinador. Agora, o sonho se tornou realidade, e Pezzolano terá a chance de mostrar seu trabalho no futebol europeu.

Mudança no comando do Valladolid devido à sequência negativa no Campeonato Espanhol

Antes da chegada de Pezzolano, o Valladolid era comandado por Pacheta, responsável pela campanha de acesso da segunda para a primeira divisão na temporada passada. Contudo, devido à sequência negativa de resultados no Campeonato Espanhol – uma vitória, um empate e quatro derrotas nos últimos seis jogos -, o treinador não resistiu à pressão e foi demitido. Agora, Pezzolano assume o desafio de evitar o rebaixamento do clube para a segunda divisão.