Os Dez Jogos do Ano: 10º: Cruzeiro 2 X 0 Flamengo (Campeonato Brasileiro 1ª rodada)


Salve nação celeste! A partir de hoje o GDG começa uma retrospectiva sobre as principais partidas do Cruzeiro no ano de 2009. Lembraremos aqui das grandes vitórias do time e daquela derrota que não sai da nossa cabeça , mas, principalmente, das grandes emoções vividas neste ano. 

Os Dez Jogos do Ano: 10º: Cruzeiro 2 X 0 Flamengo (Campeonato Brasileiro 1ª rodada)Para começar, fazer uma lista com apenas 10 jogos não foi fácil. A primeira lista teve 20 jogos e, mesmo assim, alguns jogos marcantes não entraram nem nesta pré-lista. Viajaremos pelo ano de 2009 lembrando de cada gol e cada instante em que a emoção de ser cruzeirense despontou em nosso peito e, tenho certeza, lembraremos de como o Cruzeiro em 2009 nos fez ter ainda mais orgulho do time que torcemos.

Cruzeiro 2 X 0 Flamengo (Estreando no Brasileirão impondo respeito)

No dia 10 de maio aconteceu a estreia do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. A partida marcava o encontro de dois dos campeões estaduais de 2009 e era uma das partidas mais aguardadas da rodada. 25 mil pagantes compareceram para a partida, mesmo com o Cruzeiro ainda envolvido com a disputa da Copa Libertadores da América.

Quando a partida começou, o Cruzeiro iniciou uma pressão sobre a defesa flamenguista mostrando de cara que queria estrear no Brasileirão com o pé direito. Todavia, o Flamengo, ainda no início da partida imendou um contra-ataque que terminou em uma finalização que explodiu no braço de Jancarlos. O relógio ainda não marcava 10 minutos do primeiro tempo e o Cruzeiro via o juiz marcar um pênalti contra a sua meta e a expulsão de Jancarlos. Para piorar, todos lembravam-se naquele instante do histórico de Fábio em cobranças de pênalti, pois eram apenas 2 defendidos em 5 anos de clube. Para todos, a partida estava 1 a 0 para o Flamengo e o Cruzeiro com um jogador a menos. Como reagir a partir disto?

A reação, no entanto, começou logo na cobrança. Juan bateu e Fábio defendeu (cena que se repetiria outras vezes no ano). O placar seguia em branco, mas seria difícil suportar o Flamengo com a desvantagem numérica de jogadores. O Flamengo foi para cima e o gol rubro-negro parecia questão de tempo, mas Fábio seria decisivo mais uma vez.

Aos 22 minutos, o goleiro recebeu uma bola recuada e chutou em direção à Kléber que girou sobre o marcador e lançou Wágner na entrada lateral da área. O ex-camisa 10 celeste foi para cima de Wellinton que o derrubou e o juiz Paulo César de Oliveira marcou pênalti. Os jogadores do Flamengo partiram para a reclamação, mas o juiz manteve a decisão e aos 29 minutos Kléber mostrou como deslocar um goleiro em cobranças de pênalti e fez 1 a 0 para o Cruzeiro.

Naquele instante, o Cruzeiro mostrou que poderia sair de campo com a vitória, mas o Flamengo ainda tinha um jogador a mais. A pressão flamenguista aumentou e o Cruzeiro se aventurava apenas em poucos contra-ataques. Esta foi a tônica do resto do primeiro tempo e de todo o segundo, pois o time celeste contava apenas com Kléber na frente, pois Thiago Ribeiro havia saído para a entrada de Fabrício logo depois da expulsão de Jancarlos.

Durante todo o jogo, a defesa se segurou e o time foi ameaçado poucas vezes. Após os 30 minutos do segundo tempo já era nítido como os cruzeirenses aparentavam estar apenas pensando no apito final. Adílson tirava Kléber e colocava Elicarlos, deixando o time sem nenhum atacante, mas aos 44 minutos o time mostrou que isso era só aparência. Em bola lançada da defesa, Ramires dominou e partiu em velocidade para cima dos zagueiros do Flamengo deixando Wellinton e Ronaldo Angelim para trás e batendo no canto direito de Bruno. O placar marcava 2 a 0 e o Cruzeiro garantia uma largada com vitória no Brasileirão 2009.

Ficha Técnica Cruzeiro 2 X 0 Flamengo

Motivo: Campeonato Brasileiro 1ª rodada

Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP)

Cruzeiro: Fábio, Jancarlos, Léo Fortunato, Leonardo Silva e Gérson Magrão; Henrique, Marquinhos Paraná, Ramires e Wágner (Athirson); Thiago Ribeiro (Fabrício) e Kléber (Elicarlos). Téc: Adílson Batista.

Flamengo: Bruno, Wellinton, Ronaldo Angelim e Airton (Erick Flores); Leonardo Moura, Willians (Everton Silva), Ibson, Kléberson e Juan; Éverton e Émerson (Josiel). Téc: Cuca.

Gols: Kléber aos 29 minutos do primeiro tempo e Ramires aos 44 minutos do segundo.

Razões para se lembrar desta partida.

1º) O Cruzeiro mostrou raça e mesmo com um a menos buscou a vitória contra o time que terminaria o campeonato campeão. Vale lembrar também que o Cruzeiro venceu o Flamengo também no Maracanã (2X1) e saiu da competição vencendo o campeão nos dois confrontos.

2º) Fábio teve atuação de gala. Pegou pênalti, deu início a jogada do primeiro gol e ainda fez boas defesas. Uma das melhores atuações do goleiro com a camisa cruzeirense.

3º) O gol de Ramires no apagar das luzes mostrando o gás que o “queniano azul” tinha. Mesmo com o esforço de atuar com um a menos durante a partida quese inteira, Ramires ainda teve energia para ganhar dos zagueiros na velocidade e marcar um gol que demonstra todas as características do ex-volante cruzeirense.