O velocista ou o que está com o freio de mão puxado?


E ao que parece, Wellington Paulista, que está desde o início do ano “derrapando”, será, novamente, o titular do ataque do Cruzeiro, no jogo contra o Deportes Tolima, nesta qarta-feira. A partida é válida pela 4ª rodada do grupo sete da Libertadores 2011 e pode classificar o time de Cuca às oitavas de final da competição internacional.

O velocista ou o que está com o freio de mão puxado?E aí, torcedor, o Guerreiro dos Gramados quer saber a sua opinião. Quem é que deve ser o companheiro de Wallyson no ataque cruzeirense? Thiago Ribeiro, que fez ótima partida contra o Democrata-GV, pelo Campeonato Mineiro, inclusive, marcando o seu primeiro Hat-Trick (fez três gols na partida contra a pantera) do ano, ouWelington Paulista (WP), que não está com tanta moral diante da China Azul? Ou será que existe algum outro nome que poderia compor melhor o setor, como por exemplo, Farias. Os detalhes que coloquei na pergunta, sobre cada jogador, não são para induzir a opinião de ninguém.Somente falei a verdade. Não é mesmo? O que vocês acham? Opinem. Façam como eu.

Cuca está dando um “tiro no escuro”. Não vou dizer que é um tiro no pé, mas, com certeza, está carregando o “pente de balas” e disparando para todo e qualquer lado. Apostar mais uma vez em Welington Paulista é, no mínimo, brincar com a paciência do torcedor. Com essa atitude, penso que o treinador pode, ainda, causar um mal-estar entre os jogadores. Pode, também, pesar o clima no grupo e até perder o comando.

Está claro para os que acompanham o dia-a-dia do Cruzeiro queThiago Ribeiro está em melhor fase queWP. Além do que, o esquema de jogo, possivelmente adotado pelo Deportes Tolima, na partida de logo mais, tende a ser o 3-6-1, o que vai deixar o meio-campo bastante “congestionado”. Nesse caso, O Cruzeiro irá precisar de mobilidade e muita movimentação em campo, o que, com Welington Paulista à frente, não será “tão possível”. Apostar em Thiago Ribeiro e Wallyson pode ser uma boa pedida, já que a alternativa de jogar pelos lados do campo é uma opção interessante. Quem sabe, até entrar com um terceiro atacante. Farias é o nome do banco de reservas, pois André Dias e Ortigoza não foram relacionados para este jogo.

Jogando em casa, o Cruzeiro tem que fazer valer o mando de campo. É mais time e precisa mostrar, mais uma vez, o seu cartão de visitas. Mesmo se o Tolima jogar para frente, como fez contra o Estudiantes, na Argentina, o esquadrão azul celeste tem que impor o seu ritmo de jogo. Um resultado negativo frente ao “Perigoso Tolima” pode colocar em xeque a campanha memorável que o time faz, até aqui, na Libertadores. Um detalhe importante é que o Cruzeiro não é mais o time que tem melhor índice/campanha na competição internacional. Por isso, a vontade de vencer tem que ser maior. Como disse o técnico Cuca, o desejo é o de terminar a fase de grupos como tal. Como o melhor entre todos os clubes participantes da Libertadores. Por isso, acho que o competente “Mestre” tem que deixar a teimosia de lado.

Vale lembrar que, o Guerreiro dos Gramados pede aos torcedores que respeitem os atletas, tanto do Cruzeiro quanto do Tolima. #NaoJogueObjetosNoGramado.

Guilherme Guimarães (@guilhermepiu), é jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Natural de Belo Horizonte, realiza trabalhos na área do esporte desde 2005, quando começou a escrever sobre futebol amador no Jornal “O Tempo Contagem”. Já trabalhou no Jornal Super Notícia, na assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e teve matérias e fotografias publicadas em grandes jornais e revistas de Minas Gerais, como O Tempo, Hoje em Dia, Jornal da Cidade e Revista HIT. É colaborador do Guerreiro dos Gramados desde 2009. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.