O que tem que rolar – Mineiro 2011: 5ª rodada: Vice-liderança ao alcance das mãos


Salve nação celeste! O Cruzeiro irá contudo para cima do América de Teófil Otoni neste sábado. Ao menos é o que sugere a convocação do treinador Cuca que relacionou todos os titulares para a disputa da partida.

Na terceira colocação na tabela o time celeste luta para ganhar mais um posto na classificação neste fim-de-semana e só depende de suas próprias forças, uma vez que ultrapassará Atlético ou o América da capital, que se enfrentam, caso vença a partida contra o América do Norte do estado.

Nos demais jogos, pouco interesse para a equipe cinco estrelas a não ser a possibilidade de aumentar a vantagem sobre os times do interior. Em nome da tranquilidade, porém, ver os destaques de fora de Belo Horizonte tropeçarem também não é uma má ideia.

Sábado

Funorte X Caldense

As duas equipes estão distantes da zona de classificação e devem se contentar em escapar do Módulo II. Para manter os dois adversários sem grande empolgação, dá empate.

América-TO X Cruzeiro

Parada dura em Teófilo Otoni. A equipe da casa ainda não perdeu e almeja o G-4. Cruzeiro tem a missão de vencer, alcançar a vice-liderança e evitar o nascimento de uma ameaça no Norte do estado.

Domingo

Atlético X América-BH

A partida vale a liderança provisória do campeonato e permitirá ao Cruzeiro ganhar uma posição nesta rodada. O ideal é a vitória do Coelho, pois o time celeste ainda enfrentará o América na primeira fase e poderá ultrapassá-lo com suas próprias forças depois.

Uberaba X Tupi

As duas equipes se enfrentam de olho no G-4 e quem vencer ganha força na batalha pela classificação. Um empate, porém, deixará os dois longe de ser problema para a reta final da competição.

Villa Nova X Guarani

Duelo entre os dois principais destaques do interior até aqui. Quem vencer fica no G-4 e confirma o posto de maior ameaça aos times da capital, mas o ideal é um empate para ninguém se animar demais.

Ipatinga X Democrata

Aqui o assunto é rebaixamento. Nem Tigre nem Pantera conseguiram vencer até agora na competição e precisam desesperadamente da vitória para fugir do Módulo II. Partida não interessa muito, mas empate mantém os dois adversários sem chance de almejar grandes objetivos no campeonato.

Classificação se tudo der certo

1º América 13

2º Cruzeiro 12

3º Atlético 12

4º Villa Nova 8

5º Guarani 7

6º América-TO 6

7º Uberaba 6

8º Tupi 6

9º Caldense 4

10º Democrata-GV 3

11º Funorte 2

12º Ipatinga 2

Por que esta combinação de resultados é boa?

A vice-liderança é o ponto máximo que o Cruzeiro pode atingir nesta rodada, pois o enfrentamento entre Atlético e América de Belo Horizonte fará com que, obrigatoriamente, um dos dois times atinja pelo menos 13 pontos.

A vitória do Coelho, e por consequência a liderança nas mãos dos americanos, torna-se o melhor resultado para o time celeste pois os dois times ainda se enfrentam e o Cruzeiro passaria a depender apenas de suas forças para terminar a fase na primeira colocação caso também vença nesta rodada.

Já os empates entre os adversários do interior permitiriam ao Cruzeiro abrir 5 pontos de vantagem sobre o quinto colocado e deixariam o time cinco estrelas ainda mais tranquilo e próximo de uma vaga na próxima fase.