O que tem que rolar – 38ª rodada: A cartada final


Salve nação celeste! Ao longo do Campeonato Brasileiro de 2010 foi possível acompanharmos e torcermos juntos pelo Cruzeiro e desde o início do 2º Turno o GDG ofereceu uma ajuda importante. A sessão “O que tem que rolar”.

Antes do início de cada rodada a tabela era analisada e cada um dos jogos recebia um resultado que ajudaria o Cruzeiro na luta pelo título do Brasileirão. E assim fomos secando os rivais e torcendo pelo Maior de Minas até chegarmos à última rodada do campeonato.

Chegamos com chances de título enquanto muitos times só jogarão neste domingo cumprindo tabela. Nossas chances são pequenas, nós sabemos. Não dependemos de nossas forças, mas da ajuda de times que caíram para a 2ª Divisão e mesmo motivados por incentivos financeiros talvez não tenham força suficiente para segurar nossos rivais.

Para o cruzeirense, no entanto, nada é impossível. A 38ª rodada do Brasileirão será especial de qualquer forma. No estádio ou em frente à TV ficaremos atentos aos radinhos ou a bolinha da transmissão.

Alguns jogos não nos interessam mais. A partida Grêmio Prudente X Internacional, por exemplo, até já foi disputada e a vitória colorada em nada mudou a classificação. Tão pouco nos faz diferença se Grêmio ou Botafogo ficarão na torcida contra o Goiás por vaga na Libertadores ou se Atlético-GO ou Vitória permanecem na Série A.

A secação ficou bem mais restrita. Alguns jogos interessam para que o Atlético fique fora da próxima Sul-Americana e aí até vale a pena dar uma secadinha. Falaremos disso também. Mas todos sabemos que, na prática, o cruzeirense só terá olhos para três gramados neste domingo: O da Arena do Jacaré, o do Serra Dourada e o do Engenhão!

38ª rodada

Quinta-feira

Grêmio Prudente 0 X 3 Internacional

A partida não valia mais nada e o Colorado se despediu do Brasileirão com 3 pontos e na 6ª colocação, embora possa ser ultrapassado por Atlético-PR e Santos no domingo. Os paulistas apenas confirmaram a condição de lanterna da competição.

Domingo

Vasco X Ceará

As duas equipes estão à frente do Atlético e o Ceará até já confirmou vaga na Sul-Americana. Tanto faz.

Atlético-PR X Avaí

Partida só vale para os catarinenses que podem ultrapassar o Galo e deixá-los fora da Sul-Americana. Vitória do Avaí.

São Paulo X Atlético-MG

A derrota pode tirar do Atlético a vaga na Sul-Americana 2011. Vitória sãopaulina.

Santos X Flamengo

Mais um concorrente do Galo por vaga na Sul-Americana em campo contra um time desinteressado. Vitória do Flamengo e a gozação de terminar atrás do Luxemburgo.

Vitória X Atlético-GO

Baianos e goianos definem último rebaixado para a Série B e até pensam em Sul-Americana dependendo dos resultados. A partida, no entanto, em nada afeta o Cruzeiro. E o resultado? Tanto faz.

Grêmio X Botafogo

Confronto direto pela 4ª colocação. Quem vencer fica na expectativa do Independiente vencer a Sul-Americana para conseguir uma vaga na Libertadores. Mais uma partida que não muda em nada a vida do Cruzeiro. Tanto faz o resultado.

Goiás X Corinthians

Os goianos, já rebaixados e na final da Sul-Americana, vão encarar um dos rivais ao título com reservas. A busca por agradar o técnico Arthur Neto e garantir uma vaga no time que joga a final de quarta-feira, além de um incentivo financeiro que deve acontecer, são a esperança do cruzeirense para que o Goiás arranque ao menos um empate dos paulistas.

Fluminense X Guarani

O outro candidato ao título também enfrenta um time rebaixado. No entanto, o Guarani não tem outra competição em disputa e seus jogadores tem motivação de sobra (pessoal e financeira) para segurarem ao menos um empate com o Fluminense. É o que a torcida celeste espera.

Cruzeiro X Palmeiras

O jogo mais importante da rodada para nós! De nada adianta os adversários tropeçarem se não fizermos nossa parte.

A Arena estará lotada e o Palmeiras sem 16 jogadores que já estão de férias. Script ideal para uma vitória cinco estrelas e, quem sabe, uma volta olímpica ao fim da tarde de domingo.

Por que esta combinação de resultados é boa?

A coluna sempre lançava como ficaria a classificação com os resultados analisados, mas como algumas partidas não tiveram palpite, a realização desta tarefa ficou inviável.

No entanto, os resultados acima apontados seriam o suficiente para que o cruzeirense terminasse o domingo comemorando o título de Campeão Brasileiro 2010 e, de quebra, cantando para os atleticanos: “Nem Sul-Americana”.