O que tem que rolar – 36ª rodada – Cartadas decisivas na briga pela taça


Salve nação celeste! A derrota para o árbitro Sandro Meira Ricci passou e o Campeonato Brasileiro segue a todo vapor com rodada neste fim de semana.

O time celeste mantém suas chances de título e ainda não carimbou o passaporte para a próxima Libertadores da América, objetivo imediato que pode ser atingido nesta rodada.

Na parte de baixo da tabela, a briga para escapar da Série B segue agitada e o Atlético-MG é ainda candidato a uma das vagas para a Segundona 2011.

Para seguir com chances de ser campeão nesta temporada, o Cruzeiro precisa, mais do que nunca, da vitória neste domingo e dos tropeços dos rivais. E aqui no GDG você confere como secar os rivais certos e torcer para ver o Cruzeiro novamente no topo da tabela ao final do campeonato.

36ª rodada

Sábado

Grêmio X Atlético-PR

Dois pontos separam o 4º colocado Atlético do 6º Grêmio na tabela. Como um dos dois atingirá os 57 pontos na rodada, nada melhor do que o número ser atingido por quem ficará na pior situação nos critérios de desempate. Vitória gremista que mesmo assim seguirá com menos vitórias que o Furacão.

Grêmio Prudente X Ceará

Jogo que menos influencia destinos na rodada, o duelo entre o rebaixado Prudente e o candidato a vaga na Sul-Americana Ceará não chamará muita atenção. Ideal é a vitória cearense para atrapalhar uma possível classificação do Atlético para a “Série B continental” caso o Galo escape do rebaixamento.

Flamengo X Guarani

Duelo direto para escapar da Série B. Uma vitória do Flamengo até seria interessante para o rival entrar mais tranquilo na partida contra o Cruzeiro na próxima rodada, mas o Guarani precisa dos 3 pontos para chegar a última rodada motivado a derrotar o Fluminense. Como o Cruzeiro precisará do Bugre vivo, vitória do Guarani.

Domingo

São Paulo X Fluminense

O São Paulo joga sua última chance de sonhar com a Libertadores e chegar ao G-4. Motivação que esperamos contagiar o Tricolor Paulista a buscar uma vitória e tirar preciosos pontos do vice-líder Fluminense.

Botafogo X Internacional

O Botafogo compõe, junto com Grêmio e Atlético-PR, o grupo de equipes que podem roubar a Libertadores do Cruzeiro. Motivo suficiente para torcer por uma vitória Colorada.

Palmeiras X Atlético-MG

O Palmeiras mandará time reserva pensando na Sul-Americana, mas jogará em casa. Os cruzeirenses ficarão na torcida para que isto seja suficiente  para derrubar o Atlético e complicar a situação alvinegra na briga para fugir da Série B.

Vitória X Corinthians

Derrotar o Vitória no Barradão não é tarefa fácil. Contamos com isso para que os baianos superem o Corinthians ajudando o Cruzeiro e, de quebra, atrapalhe ainda mais a vida do Galo para escapar da Segundona.

Avaí X Atlético-GO

Catarinenses e goianos fazem mais um confronto no qual a motivação é deixar o fantasma do rebaixamento para trás. A situação azulina é mais delicada e para manter os dois times com boas chances de escapar, vitória do Avaí.

Goiás X Santos

Respirando por aparelhos só a vitória mantém os goianos com chances de permanecer na Série A. Como precisaremos de um Goiás motivado na última rodada contra o Corinthians, triunfo dos donos da casa.

Cruzeiro X Vasco

O time celeste entrará em campo sabendo dos resultados dos rivais e esperamos que as notícias tenham sido boas até lá. De qualquer forma, a vitória mantém o time na briga pela taça e pode garantir a classificação para Libertadores do ano que vem. Óbvio e necessário triunfo cinco estrelas.

Classificação se tudo der certo

1º Corinthians 63

2º Cruzeiro 63

3º Fluminense 62

4º Grêmio 57

5º Atlético-PR 56

6º Botafogo 56

7º Internacional 54

8º São Paulo 54

9º Palmeiras 53

10º Santos 52

11º Ceará 48

12º Vasco 46

13º Vitória 42

14º Atlético-GO 40

15º Avaí 40

16º Guarani 40

17º Flamengo 40

18º Atlético-MG 39

19º Goiás 35

20º Grêmio Prudente 27

Por que esta combinação de resultados é boa?

Se a rodada for do jeito que apresentamos acima, o Cruzeiro estará classificado para a Copa Libertadores 2011 com 2 rodadas de antecedência, situação que não acontece com o clube desde 2003.

O Grêmio, na 4ª colocação, ficaria com 6 pontos a menos que o time celeste, mas não poderia ultrapassar o Cruzeiro nas rodadas finais em função do número de vitórias.

Nesta combinação a taça também se tornaria mais próxima da Toca da Raposa. A liderança não viria apenas no saldo de gols (a diferença atual entre Corinthians e Cruzeiro é de 11 gols de saldo), mas o Cruzeiro dividiria a liderança com os paulistas e iria para as duas rodadas finais dependendo apenas de um tropeço do Corinthians para ficar com o Brasileirão.