O que tem que rolar – 29ª rodada: Fazendo nossa parte já está bom demais!


Salve nação celeste! O guia da secação do GDG é pé-quente! Desde que começou a ser publicada, a sessão “o que tem que rolar” acompanhou a ascensão celeste no campeonato até a conquista da vice-liderança na rodada passada.

O Cruzeiro vem fazendo tão bem sua parte que, se continuar assim, nem secar os adversários mais será necessário. Nesta rodada, por exemplo, basta o Cruzeiro fazer o dever de casa para chegar ao topo da classificação.

Todavia, ver os rivais pelo topo tropeçarem é sempre bom, pois facilita ainda mais a vida do Cruzeiro. Por isso mesmo “o que tem que rolar” segue a todo vapor secando os rivais no caminho da conquista do Brasileirão 2010.

Sábado

Santos X Atlético-PR

Dois dos candidatos ao título se enfrentam na Vila Belmiro. Nada melhor que um empate e os dois mais distantes da briga pela taça.

Grêmio Prudente X São Paulo

O São Paulo vai mal, mas o Prudente já está praticamente rebaixado. Vitória prudentina.

Vasco X Grêmio

Renato Gaúcho resolveu colocar seu Grêmio na briga pela taça em entrevista nesta semana. Vitória vascaína e choque de realidade nos gaúchos.

Domingo

Avaí X Flamengo

Aqui a briga é para não cair. Em situação pior na tabela, o ideal é uma vitória do Avaí.

Corinthians X Atlético-GO

Paulistas brigam pela taça e goianos para não cair. Claro que o melhor é uma vitória do Atlético.

Goiás X Vitória

Mais um confronto direto para fugir do rebaixamento. Em situação mais delicada, o ideal é uma vitória goiana para manter o Goiás vivo na briga.

Cruzeiro X Fluminense

O jogo mais importante da rodada e do Cruzeiro em Campeonatos Brasileiros desde 2003. Vitória crucial para assumir a liderança.

Botafogo X Palmeiras

Outros dois candidatos ao título que se enfrentam. A distância da liderança para Botafogo e Palmeiras, no entanto, é grande e ficaria ainda maior com um empate.

Ceará X Guarani

As duas equipes almejam assegurar vaga na Série A ano que vem e, quem sabe, uma vaga na Sul-Americana. Empate mantém os dois adversários motivados nesta briga que não afeta em nada ao Cruzeiro.

Internacional X Atlético-MG

O Colorado sonha com a taça, mas não dá para torcer para o Atlético. Vitória gaúcha.

Classificação se tudo der certo

1º Cruzeiro 54

2º Fluminense 52

3º Corinthians 49

4º Inter 47

5º Atlético-PR 44

6º Botafogo 44

7º Santos 43

8º Palmeiras 43

9º Grêmio 42

10º Vasco 40

11º São Paulo 38

12º Ceará 36

13º Guarani 35

14º Flamengo 33

15º Avaí 32

16º Vitória 31

17º Atlético-GO 29

18º Atlético-MG 28

19º Goiás 28

20º Grêmio Prudente 24

Por que esta combinação de resultados é boa?

Assumir a liderança abrindo 2 pontos de vantagem para o 2º colocado e 5 para o 3º já seria motivo suficiente para a festa, mas ainda teria outro aspecto para se comemorar nesta combinação.

Os tropeços dos demais adversários no topo da tabela, com exceção do Internacional que já tem vaga na Libertadores, deixariam o Cruzeiro muito próximo de confirmar sua vaga na competição do ano que vem.

Faltando apenas 9 rodadas para o término da competição, o Cruzeiro abriria 10 pontos de vantagem para o Atlético-PR (a distância atual é de 8 pontos), o primeiro time fora da zona de classificação da Libertadores.