01 out O Cruzeiro Esporte Clube busca o título…os outros, só polêmica
Enquanto a imprensa paulista, carioca e mineira só falam de problemas, o Cruzeiro segue firme na direção da taça.
Amigos leitores, o momento do Cruzeiro é tão positivo, no Campeonato Brasileiro, que fica até fácil comentar sobre os assuntos dentro de campo. O time está ajustado. Os jogadores titulares estão resolvendo a parada. Os reservas imediatos, todos de excelente nível, também fazem a sua parte com muita qualidade.
O resultado está aí. Liderança absoluta. Dez jogos de invencibilidade, sendo nove vitórias e um empate. Melhor ataque e segunda melhor defesa, melhor saldo de gols. Maior número de vitórias. Menor número de derrotas. Onze pontos de vantagem para o segundo colocado (na verdade 12 pontos, porque quem empatar tem que passar nos critérios de desempate).
Houve um momento, nesta temporada, que foram feitas muitas críticas ao Cruzeiro. Enquanto boa parte da imprensa, e alguns (poucos) torcedores preferiam o lado negativo de “ofender e reclamar”, alguns (poucos) jornalistas e os verdadeiros torcedores queriam apenas “apontar e corrigir”, procurando sempre o melhor para o time.
Até o momento, podemos dizer que o “lado do bem” está vencendo. Tenho absoluta certeza que nossa excelente temporada de 2013 está na equação “bom técnico + bons jogadores + dedicação + bom ambiente + boa estrutura = títulos”.
Exatamente por esta ótima fase, por este momento extremamente positivo para o Cruzeiro, que é a hora de se fazer um apelo, um pedido aos verdadeiros torcedores celestes.
O que importa é futebol. O que importa é bola na rede. O que importa é título de campeonato importante.
Por isso, torcedor do Cruzeiro, não se importe com algumas inutilidades que certas pessoas dizem. Seja na TV, em jornal, em rádio ou na internet.
Para boa parte de profissionais que defendem apenas seus próprios interesses, o que importa é marketing. Eles não se importam com futebol-esporte, resultado, títulos. Para eles, futebol é um negócio, um empreendimento, um comércio.
Vários meios de imprensa, inclusive alguns de Minas Gerais, se encaixam nesta minha crítica.
Hoje, porém, estou falando diretamente do tal texto do Cosme Rímoli, que começou a circular, matéria que recentemente o Paulo Vinícius Coelho, o PVC da ESPN Brasil, também abordou.
Mais recursos de TV para Rio e São Paulo? Menor interesse comercial? Transformar o Campeonato Brasileiro em um Campeonato Espanhol que só tem Real Madrid e Barcelona?
Este não é o momento de se falar isto. Ou, sendo mais direto, este assunto jamais seria abordado se times do “eixo Rio-São Paulo” estivessem disputando os títulos importantes.
Estes jornalistas e seus times merecem mesmo serem chamados de “eixo”, assim como os países que provocaram a Segunda Guerra Mundial. São o verdadeiro “mal” que querem transformar o esporte em apenas dinheiro.
A verdade é que este “eixo” está com “o rabinho entre as pernas”. No atual Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro precisa de uma luneta, ou de um microscópio, para enxergar seus adversários. Na Copa do Brasil, a situação é quase a mesma – ou Flamengo ou Botafogo, um deles vai para a semifinal, mas estes times, assim como Corinthians e Vasco, estão inferiores aos demais adversários. Isto sem contar os times que estão lutando contra o rebaixamento.
Concordo que os meios de imprensa de São Paulo devem ter um número maior de notícias de paulistas, assim como no Rio de Janeiro a tendência é tratar mais os cariocas, no Rio Grande do Sul se aborda mais os gaúchos e, aqui em Minas Gerais, os destaques são dos mineiros.
O que não se pode é “distorcer a realidade”, transmitindo uma imagem deturpada e alterada. Não se pode aceitar um jornalista lançar uma notícia que simplesmente minimiza a realidade, o líder de campeonato.
E querem saber de uma coisa? Cariocas e paulistas, podem continuar com seus orçamentos milionários e verbas elevadas.
Como disse acima, a equação que prevalece é “bom técnico + bons jogadores + dedicação + bom ambiente + boa estrutura = títulos”.
TODOS os títulos que o Cruzeiro conquistou, foram com esta fórmula. E vencemos adversários de outros estados, mesmos aqueles muito protegidos e favorecidos.
O dinheiro não compra a grandiosidade de um clube verdadeiramente vencedor.
Abraços a todos.
P.S.: A matéria foi veiculada pelo Cosme Rímoli, do portal R7. Ou seja, é um meio de imprensa da Rede Record, falando da falta de interesse comercial de parceiros da Rede Globo. Apenas este fato já seria suficiente para lançar uma certa suspeita, porque é muito fácil criticar o concorrente.
Entretanto, os torcedores devem se lembrar, a Rede Record está tentando “tomar o lugar” da Rede Globo nos direitos de transmissão dos grandes eventos esportivos. Já conseguiu com as Olimpíadas. Já tentou, há alguns anos, o Campeonato Brasileiro. Ou seja, é como aquele ditado, “quem desdenha quer comprar”. E você, torcedor, por acaso acredita em alguém?