Muito mais que uma vitória: um brinde à eficiência


Muito mais que uma vitória: um brinde à eficiência - Cruzeiro Esporte Clube - Foto: Washington Alves / Textual

Mais uma partida sensacional na noite da última quarta-feira, vitória do Cruzeiro de goleada frente a Portuguesa. Primeiro, a intensidade dos trinta minutos iniciais de jogo. Depois, o controle com soberania, contando com doses pontuais das defesas brilhantes de Fábio. No fim, uma vitória incontestável. Mas se engana quem pensa que foi muito fácil, e que julga apenas pelo placar.

A Portuguesa, apesar das falhas de marcação clamorosas nos dois primeiros gols do Cruzeiro, foi bastante agressiva, chegando a assustar o goleiro Fábio em, no mínimo, 4 ou 5 chances que poderiam ter sido convertidas em gols. É aí que mora a diferença do líder incontestável para os demais times do Campeonato: Somos efetivos.

As primeiras duas finalizações do jogo foram do adversário, sendo uma bastante perigosa, com boa defesa do melhor goleiro do país. Na primeira chance que tivemos, Borges mandou na trave; na segunda, Éverton Ribeiro aproveitou o rebote, e mandou para as redes. Sorte? Não, competência.

[Vídeo] Os gols e os melhores momentos de Cruzeiro 4 x 0 Portuguesa pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013

Terminamos o jogo com 14 finalizações, eles com 13; Fábio fez uma defesa difícil a mais que Lauro. Não é coincidência, não é sorte, não é a maré que conspira a favor. A simples fórmula da eficiência, tão buscada em outros tempos por aqui, foi encontrada. E, caminhando ao lado desta, aparece a sorte (nesse sentido, sim, acredito nela; a famosa “sorte de campeão”).

Estamos sobrando, pessoal, e pelas nossas forças. Não jogamos apenas um futebol vistoso, bonito de se ver; jogamos um futebol altamente competitivo, de resultados. O título se aproxima a passos largos. Que continuemos assim!

#RumoAoTri