Mudança de estilo


Adílson Batista após a partida contra o Santo André, na sua entrevista coletiva, anunciou a contratação de Guerrón e ainda disse que com ele, o Cruzeiro poderá jogar num esquema diferente, o 4-3-3. Será mesmo que é hora de mudar? E será que vai dar certo?
 
O Cruzeiro atualmente joga no esquema tático 4-4-2, com a seguinte base: Fábio, Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno, Magrão, Paraná, Fabrício, Henrique (Fabinho), Wagner, W.Paulista (T. Ribeiro) e Kléber. Na copa Libertadores este estilo de jogo deu muito certo, quando ganhamos partidas até mesmo fora de casa. Sempre atacando com perigo e defendendo com qualidade, já que temos volantes que saem bem para o ataque, mas que também marcam, ajudam a defesa e ainda cobrem a saída dos laterias.
 
Caso a indicação dada por Adílson se confirme e o time comece a jogar no 4-3-3, terá que se fazer mudanças na equipe e ainda incluir os reforços no time. A equipe poderá jogar com os seguintes jogadores: Fábio, Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno, Gilberto (Sorin/Magrão), Paraná, Fabrício(Henrique), Wagner, Guerron, T. Ribeiro e Kléber. Seria um time fortíssimo ofensivamente, com Wagner armando o jogo, Thiago Ribeiro por uma ponta, Guerron pela outra e Kléber pelo meio. Mas será que defensivamente seria viável este esquema?
 
Hoje defensivamente, além dos zagueiros temos 3 jogadores de meio-campo que tem como características a marcação, e no 4-3-3 teríamos apenas dois, consequentemente teríamos que segurar mais os laterais, para que então possa manter montado o esquema defensivo do Cruzeiro. Ganharíamos mais um jogador ofensivo mas perderíamos o apoio dos laterais, já que dois volantes não são suficientes para cobrir suas subidas.
 
Além destes fatores, temos que também levar em conta que, o Cruzeiro não pode ficar experimentando coisas novas agora, pois precisamos urgentemente subir na tabela, e jogar com o que já estamos acostumados é bem  mais fácil.
 
Mas tudo isso está nas mãos de Adílson, e nos treinos com certeza ele poderá avaliar o que é melhor para a equipe. Resta a nós, aguardar e apoiar qualquer um que esteja dentro do campo.
 
Saudações celestes!