Mau primeiro tempo custa caro e Cruzeiro só fica no empate com o Atlético


Foto: Pedro Vilela / Futura PressA Arena do Jacaré presenciou dois tempos distintos de futebol neste domingo. Com um Cruzeiro apático no primeiro tempo e vibrante em busca da reação na segunda etapa , pode-se considerar que Atlético e Cruzeiro fizeram um jogo equilibrado e o empate foi um resultado justo, mas para o torcedor da Raposa ficou um gostinho de que podia ser melhor. 

A primeira etapa da partida começou quente e logo nos minutos iniciais Wellington Paulista e Renan Ribeiro se estranharam e foram amarelados pela arbitragem, que seria, inclusive, extremamente conveniente com a violência de ambas as equipes ao longo da partida.

Com a bola rolando, porém, o que se viu foi um início de jogo bastante corrido e equilibrado, mas a partir dos 15 minutos uma pressão atleticana começou a se desenhar. Marcos e Diego Renan iam muito mal pelas laterais e o esquema com três atacante construía um enorme espaço entre as linhas defensiva e ofensiva da Raposa. O Atlético, por sua vez, aproveitava-se deste espaço e detinha a maior posse de bola permanecendo assim a maior parte do tempo no campo cruzeirense.

Detendo o domínio do jogo, o Atlético não demoraria a aproveitar tal situação e aos 23 minutos Danilinho cabeceou livre na pequena área e colocou o time alvinegro em vantagem no marcador. O gol, no entanto, não foi suficiente para acordar a equipe cinco estrelas e aos 38 minutos foi a vez de André deixar a sua marca e ampliar a vantagem atleticana no placar.

Com o placar de 2 a 0 para o adversário, um filme de terror começou a passar na cabeça do torcedor cruzeirense, mas as mudanças de postura e de sistema tático da equipe na segunda etapa seriam suficientes para que a Raposa não só equilibrasse o jogo como passasse a controlar as ações.

Roger e Everton entraram nos lugares de Wallyson e Marcos e o time celeste tomou o controle do meio-campo que no primeiro tempo pertenceu ao Atlético. A consequência foi uma crescente pressão da Raposa e por pouco a reação não começou já nos minutos iniciais do segundo tempo quando Anselmo Ramon perdeu gol feito após assistência de Montillo.

Ao invés de se abalar com o lance, entretanto, Anselmo Ramon seguiu batalhando e acabou sendo o principal responsável pelo empate do time celeste marcando duas vezes, uma aos 14 minutos após cruzamento de Diego Renan, e outra aos 34 minutos após excelente lançamente de Montillo.

O empate cruzeirense silenciou a Arena do Jacaré e jogou a pressão para cima do time atleticano que sentiu. Aos 37 minutos, Pierre fez falta dura em Montillo e como já tinha cartão amarelo acabou sendo expulso.

Com um a mais em campo, o time cruzeirense lutou pela virada, mas não conseguiu chegar ao gol atleticano nos minutos finais. Mesmo assim, o segundo tempo mostrou um Cruzeiro diferente e que merecia vencer. O mau primeiro tempo da Raposa, porém, cobrou seu preço e o time celeste, apesar da reação, acabou não conseguindo mais que um empate.