Matemática: Experiência + Base = vitória


Matemática: Experiência + Base = vitória - Foto: Igor Coelho/Agência Estado

Salve Guerreiros! Hoje vamos a nossa primeira aula de matemática nesta seção do Guerreiros dos Gramados. Consiste na soma do que vimos em campo hoje na cidade de Tombos. Aliás, além do futebol outra coisa me chamou a atenção: A enorme placa saudando o centenário da Tombense, e cabe a questão. Como o Cruzeiro, um dos times mais jovens do estado consegue ser mais vitorioso que seus pares da Federação Mineira?

O jogo

A tranquilidade com que o Cruzeiro jogou essa partida foi o oposto do que vimos na última terça. Um time pé no chão que controlou todo o jogo sem passar sufoco em nenhum momento. A Tombense foi presa fácil para a Raposa faminta neste domingo.

Primeiro tempo

Um primeiro tempo muito seguro em que o Elisson fez uma partida digna de Fábio, um espectador privilegiado do jogo. Muitos toques de bola com várias alternativas, hora com Élber, com Luan, com Samudio, aliás, bela partida do lateral esquerdo. O Egídio que se cuide. Falando em Samudio, foi dele a cobrança perfeita de escanteio que resultou no gol da experiência, Júlio Baptista mostrando sua eficácia no cabeceio abre o placar para o Cruzeiro. Falando em Júlio Baptista, inicia nos pés dele a jogada do gol da base celeste, aliás, um golaço de Mayke com frieza de atacante. Invade a área e levanta a cabeça enganando seu marcador driblando-o e finalizando direto para as redes de Tombos.

Segundo tempo

A Raposa volta administrando o jogo na segunda etapa, A Tombense toma as iniciativas porque chance de classificação para a segunda fase, apenas se vencesse o jogo. O Cruzeiro que não é bobo utiliza o que tem de melhor arma: A velocidade. Encaixa vários contra ataques, porém sem conseguir finalizar com correção. Até que em um deles, Élber recebe uma bola na entrada da área e passa na medida para Alisson marcar seu primeiro gol com a camisa profissional do Cruzeiro. Gol e lágrimas demonstrando aquilo que tenho dito insistentemente nesse quase um ano de Guerreiro: os atletas da base dão o tempero de quem cresceu usando a camisa azul e trazem aquele amor de cruzeirense que contagiam os experientes que tem seu primeiro contato com a mística da camisa cinco estrelas. Essa é a matemática de um time vitorioso.

Ficha Técnica

Tombense 0 X 3 Cruzeiro

Local: Estádio Almeidão, em Tombos (MG) 
Data: 16 de março de 2014, domingo
Árbitro: Ronei Cândido Alves (FMF) 
Cartão amarelo: (Cruzeiro) Samudio

GOLS
Cruzeiro: Júlio Baptista, Mayke e Alisson.

TOMBENSE: Flávio; Léo, André, Mailson e Wanderson; Denilson, Pablo (Rafael Pernão), Joilson e Jonathan; Toni (Tiago Azulão) e Júnior Negão
Técnico: Rogério Lourenço

CRUZEIRO: Elisson; Mayke, Léo, Wallace e Samudio (Marlone); Henrique, Souza, Tinga (Willian Farias) e Júlio Baptista (Alisson); Elber e Luan
Técnico: Marcelo Oliveira

Próximo compromisso da Raposa é um dos objetivos da temporada. A volta contra o Defensor no Mineirão. Até lá China Azul

Guerreiro dos Gramados, nossa torcida, nossa força.