Liderança da Base Celeste


Liderança da Base Celeste - Cruzeiro Esporte Clube - Fotos: Vipcomm

Quem disse que para chegar a liderança é preciso ter apenas experiência? A pessoa que disse (ou pensou) isso, ainda não conheceu o time do Cruzeiro de 2013. Um time que vai aprendendo com os erros e que sabe mesclar a experiência com a juventude. É um time que não é feito só com 11 ou 14 jogadores. São mais de 30, responsáveis por calar a boca de milhares de corneteiros a cada rodada.

A cada rodada as disputas por posições ficam mais intensas e mais emocionantes. Cada jogo se torna um teste para cardíaco. E a briga pela liderança não é diferente. Além de precisar contar com tropeços dos concorrentes, é preciso ter competência e sorte. E para ter sorte, é preciso ter amuletos. Isso o Cruzeiro tem de sobra, são pelo menos seis “amuletos”, os garotos da base. Lucas Silva, Rafael, Wallace, Alisson, Vinicius Araújo e Élber. Mesmo com os erros, a falta de experiência, são “coadjuvantes importantes” por um simples fato: foram criados nas divisões de base. Um time campeão precisa ter jogadores com história, experiência, mas precisa também da juventude e da vontade de quem respira Cruzeiro desde a infância e encontrou o seu caminho no meio do futebol graças a camisa cinco estrelas.

[Vídeo] Os gols e os melhores momentos de Cruzeiro 5 x 3 Vasco pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013

Dos seis, cinco podem atuar (Rafael, Wallace, Alisson, Lucas e Vinicius) e pelo menos dois já provaram que agarraram as chances que tiveram no time de cima. Cabe ao torcedor ter paciência com os garotos. Pois em qualquer deslize do time, a “culpa maior” sempre cai em cima dos meninos (como exemplo a eliminação para o Flamengo). Eles ainda vão dar muitas alegrias (e dinheiro, por que não?!) ao Cruzeiro. Vamos nos fechar ainda mais com esse time e dar moral para esses meninos.

Os medalhões são o nosso presente, mas esses moleques são o nosso futuro. Se hoje estamos na briga por um grande título, é com a “ajuda” deles. Acredito que a cada jogo um garoto da base é coroado. Contra o Inter, mesmo com a lesão, Élber foi premiado com um gol. Contra o Vitória, Mayke foi recompensado pelas boas atuações. Alisson voltou para ter mais chances, mesmo com as “cornetagens”, Vinícius Araújo tem mostrado seu valor e ontem, contra o Vasco, mesmo com os erros Lucas Silva mereceu ter feito os dois gols.

Eles não vão ser a solução dos problemas quando o time tiver mal, os caras que vão carregar o time nas costas nas dificuldades. Mas são úteis, são nossos amuletos, diamantes que aos poucos serão lapidados e vão se tornar as joias mais raras do elenco celeste.