Jogos Históricos: A 27ª taça (Cruzeiro 1 x 0 Patrocinense – Campeonato Mineiro de 1994)


Cruzeiro e Patrocinense voltarão a se enfrentar pelo Campeonato Mineiro neste sábado menos de uma semana após o último confronto entre as equipes. E quase vinte e quatro anos após o último duelo entre os times no Mineirão.

Naquela ocasião, a Raposa comemorava de forma antecipada a conquista do Estadual daquele ano, disputado em pontos corridos em sistema de turno e returno, já na antepenúltima rodada com um triunfo sobre a Caldense em Poços de Caldas. Os dois jogos finais, portanto, seriam jogos de festa.

O primeiro deles, que marcaria também a volta olímpica diante da torcida cinco estrelas no Mineirão, foi justamente contra o Patrocinense. A equipe de Patrocínio, por sua vez, lutava desesperadamente contra o descenso que não conseguiria evitar e que afastou a Águia do Módulo I até esta temporada.

A festa cinco estrelas, aliás, era completa. O jovem centroavante Ronaldo, apelidado de Ronaldinho, liderava a artilharia do Estadual e havia se destacado na Libertadores. Como prêmio, havia sido convocado para a Copa do Mundo dos EUA e se despediria da Raposa em uma partida oficial justamente naquela ocasião.

Diante de pouco mais de 23 mil torcedores, o que deixava claro que a fórmula do torneio não havia caído no gosto do torcedor, o time celeste entrou em campo com força máxima disposto a comemorar a conquista do Estadual com mais uma vitória. E não demoraria para que Ronaldinho, logo aos 8 minutos de jogo, marcasse pela última vez em uma partida oficial com a camisa cinco estrelas.

Com a vantagem no marcador, a equipe celeste não fez muito mais do que administrar o resultado. Aliás, Ronaldo até marcaria mais um golaço, mas seria anulado por impedimento.

No fim, nem mesmo o fato do Patrocinense ter tido dois jogadores expulsos ao longo do confronto modificaria o placar. Ao término do confronto, festa no Mineirão, volta olímpica e mais uma taça na Toca da Raposa. Como se espera que aconteça com o troféu do Mineiro 2018 também.

Ficha Técnica: Cruzeiro 1 x 0 Patrocinense

Motivo: 21ª rodada do Campeonato Mineiro de 1994.

Data: 15/05/1994

Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG).

Cruzeiro:  Dida; Paulo Roberto, Célio Lúcio, Luizinho e Helinho; Ademir, Cerezo e Cleison (Careca); Macalé (Catê), Ronaldo e Roberto Gaúcho. Téc: Ênio Andrade.

Patrocinense: Fernando; Ronaldinho, Amaral, Cica e Nei; Eurico, Biro Biro e Daniel; Fabiano, Alcântara e Marquinhos (Marcos Daniel). Téc: Wanderlei Paiva.

Gols: Ronaldo aos 8 minutos do 1º tempo.

Cartões amarelos: Ronaldo, Helinho e Roberto Gaúcho (Cruzeiro); Daniel, Alcântara e Fernando (Patrocinense).

Cartões vermelhos: Ronaldinho e Alcântara (Patrocinense)

Fonte: Almanaque do Cruzeiro

Reportagem da Bandeirantes sobre a partida: https://www.youtube.com/watch?v=ZXuukMPAD-g

Por: João Henrique Castro