Hora de limpar o Cruzeiro. De novo…


Estamos cansados de falta de qualidade. Estamos cansados de falta de comprometimento. Mais uma vez, é hora de faxina no Cruzeiro, antes que seja tarde. 

Amigos, parte desta coluna havia escrito logo após a derrota para a Ponte Preta. Naquela data me esqueci de mandar o texto para publicar no site. Fiz apenas algumas adaptações considerando o resultado contra o Coritiba. Não precisei mexer muita coisa, infelizmente.

O momento é de fazer uma limpeza no Cruzeiro, acabar com toda esta imundice, esta sujeira, esta lama que atola o nosso clube há tempos. Vamos começar falando “de cima para baixo” com recados diretos a algumas pessoas.

Gilvan de Pinho Tavares, você é presidente do Cruzeiro eleito há menos de um ano, e neste tempo está provado que VOCÊ É UM ANALFABETO NO FUTEBOL. Já começou mal, mantendo Vágner Mancini como técnico, autorizou a contratação de vários jogadores medíocres, perdeu o primeiro semestre inteiro e acha que Celso Roth é a solução.

Senhor presidente, SE VOCÊ REALMENTE GOSTA DO CRUZEIRO, POR FAVOR, RENUNCIE AO SEU CARGO. Você não sabe NADA, ABSOLUTAMENTE NADA DE FUTEBOL, sua ignorância e sua cegueira estão fazendo mal ao clube. Você e os “profissionais” à sua volta são verdadeiro motivo de piada. Qualquer criança sabe que vocês estão fazendo bobagem em cima de bobagem no comando do Cruzeiro.

SE VOCÊ NÃO RENUNCIAR ao cargo, então faça um grande favor ao clube e à torcida – TIRE LOGO CELSO ROTH DO COMANDO TÉCNICO. A campanha do Cruzeiro no Brasileirão é a prova viva de que Celso Roth continua sendo “o velho cavalo paraguaio de sempre”, coisa que todo mundo no futebol sabe, menos você, senhor presidente, porque como disse acima, em termos de futebol você é um analfabeto funcional (esta frase até rimou…).

Chegamos à liderança do campeonato nas primeiras rodadas, mas paramos por aí. Campanha fraca em casa, pouca eficiência na defesa, baixa produção no ataque, falta de competência generalizada, nenhuma força de vontade dos atletas.

O resultado disto foi visto nos últimos jogos – derrotas para a fraca Ponte Preta em casa, para o Santos totalmente desfalcado, uma vitória no sufoco contra o fraco Bahia, e ontem a humilhação diante do Coritiba. Só a partida contra o Fluminense salva um pouco.

SE O PRESIDENTE NÃO TE DEMITIR, CELSO ROTH, PELO MENOS TENHA HUMILDADE, CARÁTER E VERGONHA NA SUA CARA, E PEÇA DEMISSÃO VOCÊ MESMO. Suas opções táticas não estão funcionando, você continua escalando atletas que não têm qualidade técnica nem comprometimento com o Cruzeiro.

Ontem, por exemplo, este treinador enganador tirou Diego Renan, tudo bem que ele não fez nada na partida, mas colocou Wallyson, que entrou em campo como sempre, com aquela cara de menino chato-mimado-aborrecido, parece que está de mal da vida, uma má vontade de dar raiva. Pra piorar, deslocou pra lateral esquerda Marcelo Oliveira, que não sabe marcar como lateral, não passa e não cruza.

E a saída de Lucas Silva, o garoto da base que até vem jogando bem, pra colocar Tinga, que não acrescentou nada, mantendo Sandro Silva em campo, esta aberração da natureza, este traste, esta enganação em forma de gente. Já deu para perceber que este MISERÁVEL é apenas mais um “atleta de empresário”, UM INCOMPETENTE, UM INÚTIL, UM FRACASSO, UM COITADO QUE TEVE SORTE NA VIDA DE SER JOGADOR DE FUTEBOL.

Isto sem contar os outros – Ceará falhou no terceiro gol e pouco fez no ataque, Rafael Donato tem tamanho e falta de habilidade na mesma proporção, Fabinho é um jogador de segunda divisão, me faz lembrar Apodi, franzino, fracote, parece desnutrido, que não tem força nem pra correr nem pra bater na bola. Wellington Paulista só fez uma coisa de útil em todo o jogo – levou o terceiro cartão amarelo e será um reforço na próxima partida.

E vou falar também de Fábio, mas não exatamente de falhas nas partidas. Estou falando de seu comportamento como capitão do time, porque para mim ele é um “capitão” somente entre aspas. A cada entrevista que vejo dele, estou mais convencido que ele não tem influência positiva sobre o grupo.

Ao contrário, ele só fica naquela conversa mansa, falando devagar numa falta de energia e uma preguiça que são a cara do presidente do Cruzeiro. Além de dizer que “o Cruzeiro nem entrou em campo contra o Coritiba” (típica desculpinha esfarrapada) esta semana ainda falou bobagem, dizendo que “o Cruzeiro precisa esquecer a campanha do rival”.

Prezado Fábio, não estou me preocupando com campanha do time dos outros. Estou pouco me lixando (pra não falar outra frase pior) para times que já estiveram na segunda divisão e não ganham nada há 40 anos. O Cruzeiro nunca se comparou, não se compara e nunca vai ser comparado com timinho que tem o mesmo número de títulos de um Guarani de Campinas ou um Coritiba, que tem menos títulos que o Sport Recife, um bando de fracassados que só foram campeões na época da foto e da TV em preto e branco.

Está na hora de colocar jogadores na parede, na hora de cobrar explicações e resultados. A limpeza que o Cruzeiro necessita é muito grande, em vários setores do clube, se queremos ver nosso time se recuperar no campeonato ou, no mínimo, não passar pela mesma situação do ano passado.

Mais uma vez afirmo que o ideal seria o presidente sair, junto com sua diretoria, porque não entendem nada de futebol. Também tem que sair o técnico, porque, como diria um Juiz de Direito com quem tive a oportunidade de trabalhar, “não adianta salgar carne podre”, entrou na sua conhecida fase “cavalo paraguaio” e não deve sair mais dela. Quanto ao elenco, tem que afastar aqueles jogadores que já tiveram chances e não mostram serviço, como Marcelo Oliveira, Wallyson, Wellington Paulista, Fabinho e Sandro Silva.

Tirar o presidente é difícil, mas é possível mexer no resto. E o Cruzeiro precisa urgente de uma solução. O Cruzeiro precisa de PESSOAS QUE TRABALHEM EM FAVOR DO TIME, precisa de PESSOAS QUE RESPEITEM E GOSTEM DO CLUBE, precisa de PESSOAS QUE FAÇAM O CRUZEIRO NOVAMENTE SER TEMIDO PELOS ADVERSÁRIOS.

E ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS, CHAMEM ADÍLSON BATISTA. Pode não ser o técnico dos sonhos da torcida (também acho que não é), mas com certeza é um treinador muito melhor que Celso Roth. Sem contar que, nos dois anos e meio que esteve por aqui, Adílson fez exatamente isto que disse aqui em cima – trabalhou muito pelo time, sempre respeitou e gostou do clube, e fez o nosso Cruzeiro ser um adversário temido em todo o Brasil.

Quem avisa amigo é – façam logo as mudanças, antes que seja tarde demais.

Foto: VipCommNesta segunda, o programa Guerreiros em Debate, da Rádio Guerreiro dos Gramados recebeu, AO VIVO, às 21 horas, o ex-zagueiro e ex-treinador do Cruzeiro, Adilson Batista, e, repercutiu tudo sobre a péssima atuação do Cruzeiro contra o Coritiba.

Abraços a todos.

Nota final aos leitores – claro que minha vontade não é chamar os jogadores, o técnico e os dirigentes de “incompetentes”, “inúteis”, “coitados” ou outras palavras que são consideradas “leves”. Sou torcedor como vocês, também quero, assim como a maioria, usar palavras mais pesadas. Mas, como colunista do site, tenho que “controlar as palavras”. Estejam certos que, todos os palavrões que queria falar,  disse durante o jogo, assim como vocês devem ter feito.

 

Foto: VipComm