Guerreiros em Debate: Henrique negociado para o Santos


O Cruzeiro deu uma grande notícia – para o bem ou para o mal – aos torcedores essa semana: a venda do volante Henrique para o Santos. De atleta não querido a quase herói em final de Libertadores, Henrique passou por várias fases e acabou se consagrando Guerreiros em Debate, senão um ídolo, uma grande referência no meio de campo azul celeste. Em sua venda, contudo, imperam ainda muitos mistérios. O banco BMG diz ter 80% do valor do jogador, mas o que isso, na prática, significa? Quanto o Cruzeiro terá em caixa? Quem virá para o lugar do jogador? E, talvez, a pergunta mais importante: Henrique deveria ter sido vendido a um adversário direto?

Nessa edição do Guerreiros em Debate, colunistas do Guerreiro dos Gramados numeram lembranças do jogador e dão, cada um, sua opinião sobre a venda e o futuro do meio campo do Cruzeiro.


No início, eu não gostava do Henrique. Odiava quando o Adílson insistia e ele não rendia. Mas ele foi melhorando e aprendi a gostar dele. E, justamente agora, resolvem vendê-lo… fazer o que?! Quero saber: vão contratar alguém no lugar? (Flávia Marques)

Foto: VipCommFico mais chateado com a venda do Henrique pelo jeito que foi do que pelo fator técnico. Vinha muito mal nesta temporada e o bom futebol ficou no ano passado. Quem acompanha o que escrevo sabe que o cornetei esta temporada toda dizendo que não era jogador de seleção. Henrique, porém, deixa vago um espaço no elenco que precisa ser preenchido com contratação. Tem que trazer um novo volante agora, de preferência um com características mais ofensivas, peça que o Cruzeiro não tem no elenco. (João Henrique Castro)

Eu não acho que a saída de Henrique seja uma perda tão grande. O problema maior é lucrar pouco com a venda e estar reforçando um adversário, já que ele saiu para o Santos, e não para o exterior. Passei meses ouvindo sobre o suposto interesse da Fiorentina pelo Henrique. Já há algum tempo ele não vinha rendendo da forma como eu esperava. A melhor lembrança que eu guardo do Henrique é o gol da final da Libertadores de 2009; agora, já acho que vai tarde. Agradeço, porém, o tempo que esteve por aqui, nos ajudou muito em vários momentos. Especulações do mundo da bola dão conta de que Ilsinho, do São Paulo, seria o ‘substituto’. Além dele, Marcelo Moreno está em BH. Me disseram que essas podem ser as duas contratações do Cruzeiro. Pela internet, recebi também a informação de que o volante Ibson foi oferecido ao Cruzeiro por €4,5 mi. (Larissa Reis)

Acho que o Cruzeiro deveria ter feito o que fez no caso do Fabrício. Estava rendendo bem e comprou os direitos do cara. O Cruzeiro tem apenas 20% do Henrique. Não foi falado quanto o Cruzeiro vai receber por ceder o Henrique ao Santos. O que sabemos é que o Cruzeiro ainda tem 20% dos direitos. Ele está saindo do Cruzeiro de graça? Como está sendo feita esta negociação? Ninguém sabe, está tudo muito obscuro, nada é esclarecido. O Cruzeiro tem que parar de pegar jogador de graça e “fatiado”. Fica se gabando que é um dos clubes que mais vende, mas na hora de contabilizar as vendas, somando os valores, fica com 30% do valor real da venda. Isso não resolve nada. A diretoria tem que abrir o olho; está correndo o risco de perder o Fabrício também, porque está demorando a renovar com o atleta. Com essa da saída do Henrique, anda pipocando aí que o Ilsinho e o Marcelo Moreno estão sendo contratados. Não resolve nosso problema. Se sai o Henrique, e perdemos, o Fabrício, a gente vai ter que aguentar Leandro guerreiro, Paraná e Ewerton no meio campo? O problema em ter jogador com investidor é esse: eles não querem saber do clube, querem saber do lucro. O Santos vai disputar mundial final do ano, estão levando ele para que lá ele seja valorizado. Jogador assim é tipo gafanhoto: chega numa lavoura, detona tudo, vão embora deixando resto e pulam para outra lavoura. Infelizmente, vamos ter que conviver com isso se a política do ZZP continuar a mesma. (Mericks Mendes)

Jogador mediano, que começou muito mal por aqui, mas depois conseguiu melhorar seu futebol ao longo do tempo. Não fará tanta falta assim ao elenco do Cruzeiro. Que seja feliz no Santos. Vá com Deus, Henrique Lontra! (Rafael Arruda)

Continuo com o pensamento de que o problema não é o cara ir, e sim não vir ninguém melhor ou à altura para o lugar dele. Estava sem internet e acordo com uma dessas… é brincadeira! (Rodrigo Korac)

Se o jogador mostra que tem potencial, ele não pode continuar nas mãos de investidores. Não mesmo! Com mais um jogador importante nosso, indo para o Santos, acho que o clube fica desmoralizado, reforçando um rival. Dá a entender que o Cruzeiro é “menor” que o Santos, e na prática, não é assim! Mas, temos boas peças de reposição no meio de campo. Bons jogadores como Leandro Guerreiro, Fabrício, Éverton e Paraná, nos farão sentir pouca saudade do eficiente volante Henrique! (Thalvanes Vinícius)