Guerreiros em Debate: E se o técnico Cuca sair, como proceder?


Novidade no Guerreiro dos Gramados: ao invés dos tradicionais textos dos colunistas, desta vez um tema específico é colocado “na mesa”, e os colunistas dão suas opiniões sobre o assunto do momento.

Para iniciar os trabalhos, a pergunta que todo torcedor deve estar fazendo após o péssimo início de Campeonato Brasileiro: “e se o técnico Cuca sair, como proceder”?

Foto: VipCommLembramos aos leitores que esta coluna está sendo colocada no ar após a reunião da diretoria do Cruzeiro realizada na segunda-feira, dia 13/06, que definiu a manutenção de Cuca como técnico.

Também é importante ressaltar que nenhum dos colunistas está “plantando” notícias, nem com relação à demissão de Cuca, ou especulando nomes de treinadores. É apenas a opinião de cada um, em cima de fatos divulgados tanto na imprensa quanto em redes sociais.

Todos os comentários dos amigos leitores serão postados normalmente no site, como de costume, e o espaço está totalmente aberto aos leitores para discutir o assunto.

Com a palavra, os colunistas:

Douglas Patrício: “Prefiro que Cuca continue ao invés de Adilson Batista. Qualquer um, menos ele. Cansei de sofrer e xingar o AB. Fraquíssimo, dispensado de onde foi sempre, mas com certeza a melhor opção é Ney Franco.”

João Henrique: “Cuca ganhou uma sobrevida após a reunião da diretoria nesta segunda-feira e deve continuar. O Cruzeiro merecia ter mais de dois pontos no Campeonato, especialmente quando você vê o futebol de outras equipes que estão à nossa frente. Fomos superiores ao Palmeiras e ao Santos e, no mínimo, jogamos de forma igual contra o Figueirense. Única partida ruim foi contra o Fluminense. Acontece que futebol é resultado e, se estes não acontecem, é necessário mudar. Não adianta dominar os jogos e não vencer. Faltam importantes peças no elenco (um centroavante, por exemplo) e isto tem se refletido em campo. O clube precisa mais de reforços do que de mudança de comando. Cuca segue no cargo, mas se não vencer o América, com certeza cairá. E aí, infelizmente, não vejo boas opções no mercado”.

Leonardo Moura: “Fico revoltado porque o atual elenco do Cruzeiro (exceções de Brandão e Vítor) é o mesmo plantel que, no começo deste ano, mostrou um grande futebol. Com poucas mudanças, é o mesmo time vice-campeão brasileiro de 2010. Para mim, acabou a sintonia entre técnico e jogadores, por culpa de más decisões da diretoria ou do técnico (talvez dos dois). Jogadores são mantidos no time, em má fase ou fora de suas posições, uns treinam em separado porque “não fazem mais parte do elenco”, alguns dispensados porque “o contrato ia acabar no meio do ano”, mas outros na mesma situação são mantidos, alguns vão para o banco porque merecem, mesmo reclamando vaga na Seleção… Para mim Cuca perdeu o controle do elenco, e isto no futebol é fatal – vejam Luxemburgo que, mesmo com o supertime de 2003, se afundou em crises com jogadores pouco tempo depois. Não vejo substituto no nível de Cuca, mas mantê-lo no cargo é manter o problema que estou vendo no time. Joel Santana seria mais um falastrão no Cruzeiro. Celso Roth seria a certeza de ver o time afundar nas rodadas finais. Levir Culpi é outro nome que é falado, mas que saiu do Cruzeiro chutado pela torcida em 2005. E eu rezo todos os dias para os Perrellas não chamarem Adílson Batista de volta”.

Mericks Mendes: “Acho que Ney Franco, agora, seria o ideal. Entre Joel Santana e Celso Roth, sou mais Adílson Batista de volta. Mas já está confirmado que Cuca fica. Em vista do que se estava desenhando, é o mais sensato. Entretanto, manter o treinador significa que para a diretoria seria apenas o melhor a fazer nesse momento conturbado, ou deixa claro que a culpa não é de Cuca? Se for a primeira opção, a diretoria demite assim que um bom nome estiver disponível. E se for a segunda? Se Cuca não tem culpa, deve-se fazer alguma coisa em relação ao elenco – e, não é de hoje, vem se falando que tem um grupinho dos insatisfeitos. Acho que dispensar alguns jogadores e contratar quem realmente resolva, é o ideal”.

Rodrigo Korac: “Ir na imprensa e deixar o cargo a disposição da diretoria é sinal de que a pessoa já desistiu! Se já tinha pouco comando, perdeu o resto de vez. Erro grave ter feito isso, um tremendo desrespeito com a torcida, diretoria e os jogadores que confiaram nele. Se existem problemas no clube, que fossem tratados internamente entre Cuca e diretoria. Jogador nenhum vai se motivar depois desta e continuar com Cuca vai ser perder mais valiosos pontos. Declaração infeliz que criou uma crise que a reversão é quase impossível. Um substituto para Cuca é o grande problema. Joel e Roth são ruins e, se não são do mesmo nível, são pouca coisa melhores. Ney Franco está na seleção e dificilmente sai de lá nesse momento. Felipão e Luxa são inviávei$ na política de contratações do Perrella. Muricy é impossível. Leão é piada de muito mau gosto! Definitivamente não há nomes bons no mercado disponíveis nesse momento! Dentro do que sobra, o único que vejo com bons olhos é Levir Culpi, e faria de tudo para tentar trazê-lo de volta. Dentre os nomes é o mais viável tecnicamente, sabe montar times, já conhece o Cruzeiro e a torcida, e experiência é o que não falta a ele.”

Thalvanes Guimarães: “Acho que é cedo para mandar Cuca embora. Mas, se a questão é motivação e novos ares, Joel Santana seria uma boa opção. Apesar de só ter conseguido se dar bem no Rio. mas vamos aguardar! (Obs: dizer “vamos aguardar” não quer dizer que eu queira o Adílson Batista, afinal, o mineiro já acabou)”.

Agora é com você amigo leitor, deixe aqui seu comentário.