Guerreiros em Debate: Acreditar ou duvidar?


Foto: VipCommOs primeiros jogos do Cruzeiro em 2012 deixaram o torcedor preocupado. Muitos erros foram apresentados no início da temporada. A estreia no Campeonato Mineiro foi com derrota, mas a equipe mostra, a cada jogo, uma evolução que faz uma parte da torcida acreditar que o ano será bom. Quais são os motivos para a China Azul acreditar ou duvidar desse grupo? Nossos colunistas apontam os prós e contras. E você, o que acha?

Dando o braço a torcer – Por: Thalvanes Guimarães

Nunca tive esperança vendo Mancini no comando do Cruzeiro. É um técnico que nunca venceu em times grandes. Teve boas oportunidades e desperdiçou-as. Entretanto, em qualquer situação na vida, faço o possível pra ser otimista.  Estava difícil, mas está melhorando…

Adílson Batista chegou ao clube, e a torcida não tinha a mínima esperança. Cuca, um treinador marcado pela expressão sofrida, pelos diversos vices e campanhas contra o rebaixamento, me propiciava, também, péssimas expectativas. Ambos fizeram um bom trabalho.Surpreenderam-me. Por que não acreditar que o Cruzeiro é um clube diferente, organizado, e que dá boas condições ao técnico? Ando levando essa hipótese a sério, ultimamente.

Pois, sim, quando há ordem, o técnico é só uma parte do quebra-cabeça. Pedindo licença para usar como exemplo o outro lado da lagoa, lá, eles se preocupam muito com o encaixe final, o que não adianta: Dorival Júnior e Luxemburgo, dois dos melhores treinadores do Brasil, fracassaram!

Vou preferir acreditar mais uma vez no fator Cruzeiro, que, pra mim, exprime sorte e organização. Fomos TOP 5 no Brasil nos anos de 2008, 2009 e 2010, com receitas bem abaixo de outros clubes.

O time desse ano já começa a mostrar coisas boas. O ataque funciona bem. Walter impressiona pela boa movimentação e finalização. Anselmo Ramon e Wellington Paulista estão mais confiantes e decisivos. Wallysson comprovando que, o que vimos ano passado, não foi uma alucinação. Ele é sim, um grande atacante! Vai pra cima, tem personalidade!

Continuamos com um dos melhores jogadores do Brasil no meio-campo. Montillo é craque, assim como Fábio é o melhor goleiro do Brasil. Élber, garoto da base, entra e bota fogo no jogo! É um substituto de qualidade para Roger. Um aliado importante à Montillo na criação das jogadas.

Diego Renan ainda é o mesmo lateral-esquerdo promissor de 2010. Tem tudo para confirmar a premissa, apesar do início ruim.

Temos problemas na marcação? Sim. Mas o time melhora a cada partida. Tenho boas expectativas para o título da Copa do Brasil e por uma boa campanha no Campeonato Brasileiro.

Dá para acreditar, sim! PRA CIMA DELES CRUZEIRO!

 

Acreditar sim, mas não se iludir! – Por: Rodrigo Korac

A equipe celeste ainda não passou por uma prova de “fogo” na temporada e o time mais forte que enfrentou até agora, o America MG, recém caído para a segunda divisão, não é parâmetro para nada. Mesmo assim, passou por grandes dificuldades, ganhando o clássico de virada e com o time adversário perdendo gols incríveis, além do goleiro Fabio fazendo dos seus costumeiros milagres.

A dupla de zagueiros é lenta e enfrentando um ataque leve e rápido vai se complicar e muito. Os dois laterais ainda deixam a desejar tanto no ataque quanto, principalmente, na defesa.

O volante companheiro de Leandro guerreiro no meio de campo, Marcelo Oliveira, não consegue desarmar os meias do time adversário e não ganha quase nenhuma bola de cabeça em disputas nesse setor.

O time ainda é muito dependente de Montillo e não tem nenhum substituto a altura ou próximo às características dele no elenco. Roger que poderia ser uma alternativa, não consegue atingir a melhor forma física e não sai do departamento médico e Elbér ainda é muito novo para assumir essa responsabilidade.

O ataque vem se saindo surpreendentemente bem, mas falta mais um velocista. Apenas Wallysson é muito pouco.

A evolução técnica e física do time é notória desde os péssimos amistosos do começo do ano, porém ainda falta muita coisa para ser acertada e o Cruzeiro brigar de forma igual com os principais clubes do país na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro deste ano.

De incontestáveis nesse elenco hoje, apenas Fabio, Leandro Guerreiro, Montillo e Wallysson. Sem esses jogadores, o time é de mediano para baixo. Muito Pouco!!!

Não devemos esquecer que esse time é praticamente o mesmo que lutou para não ser rebaixado ano passado e só se salvou na ultima rodada. Por isso a grande urgência de contratar jogadores de qualidade para reforçar o elenco e, principalmente, a necessidade do apoio em massa por parte da torcida, mas de forma inteligente e não iludida.

Esses são os motivos de se ficar com um pé sempre atrás em relação ao time atual.