Fica, Montillo! #FicaMontillo


Teve início a temporada de especulações e já está de volta a mais chata novela da última temporada. A concorrência de vários clubes interessados em Montillo.

O mais impressionante desta história é que ela é acompanhada por uma falta de respeito à tradição do Cruzeiro que, aos meus olhos, parece absurda. Alguém lê que clubes estão disputando a contratação de D’Alessandro, destaque do Internacional? Ou então de Elano, peça importante no meio-campo do Grêmio? Nem mesmo Barcos, principal peça do Palmeiras que caiu para Série B, é tão especulado em outros clubes como Montillo, como se fosse apenas chegar na Toca da Raposa II e levá-lo embora.

Vejo muitos torcedores colocando a culpa na imprensa por esta quantidade de especulações e eu concordo que ela tem sua parcela de culpa. O principal vilão nesta história, porém, é o próprio Cruzeiro, que nos últimos anos aceitou a condição de ser uma espécie de feira onde os clubes do eixo poderiam buscar reforços à vontade.

Jonathan e Henrique foram negociados com o Santos. Fabrício saiu de graça para o São Paulo. Até mesmo Leonardo Silva, por uma irrisória diferença, migrou para o Atlético-MG. E o Cruzeiro, que sempre se apresentou como um clube em que não adiantava buscar reforços, passou a ser tratado como um Figueirense ou Coritiba.

No atual momento, o Cruzeiro dispõe de duas referências na equipe: Fábio e Montillo. E a imprensa, baseada neste histórico recente do clube, não se envergonha de especular a saída de ambos, assim como as diretorias de outros clubes não se cansam de bater na porta do clube cinco estrelas para tentar tirá-los da Toca da Raposa. A culpa, como já enfatizei, é do próprio clube, mas chegou a hora de dar um basta nisso.

Por mais que investidores que detém 40% dos direitos de Montillo façam pressão, não acho que o Cruzeiro deva admitir perdê-lo para o mercado nacional. É péssimo para a imagem do clube e só vai reforçar a impressão que outras agremiações tem do Cruzeiro como um local para se buscar reforços. Em caso de necessidade de venda, até acho que o clube deve aceitar negociá-lo com o mercado externo, mas o que não dá é para perder mais um jogador de destaque para outro clube do país.

Especula-se que Montillo está avaliado em 10 milhões de euros, mas é de conhecimento de todos que a situação financeira do Cruzeiro é bem mais tranquila do que no início de 2012. Cotas de TV para receber, diferentemente da maioria dos outros clubes que já adiantaram o valor relativo a 2013, possível parceria com investidores uruguaios, possível reajuste nos valores de patrocínio. Se o clube pode se dar ao luxo de não negociar Montillo no início de 2012, não é agora que ele se verá obrigado a fazer diferente.

Mas e a pressão dos investidores? Com 2 milhões de euros, o Cruzeiro adquire 20% dos direitos de Montillo e faz um agrado a eles. Com este valor (mesmo que somado aos 6 milhões que o clube terá direito em caso de negociação), não acredito que o Cruzeiro consiga buscar um jogador com a qualidade do argentino e, principalmente, com a identificação e capacidade de atrair o torcedor ao Mineirão e ao programa de sócio da forma que 2013 promete caso ele permaneça no clube.

Referências valem demais para um clube e sua torcida e perder Montillo seria um duro golpe na China Azul que em 2012 já teve que lidar com a frustração de ver Alex preferir valorizar seu clube de formação e seguir para o Coritiba. O camisa 10 da Raposa tem capacidade de mexer com o ânimo do cruzeirense e fazê-lo jogar junto com a diretoria na próxima temporada. Ganhos morais e até mesmo financeiros que, certamente, superam o que o Cruzeiro pode receber por Montillo.

Por tudo isso, e em respeito ao torcedor (em especial aquele que comprou a camisa 10 com o nome de Montillo às costas em grande número justamente para ajudar na sua manutenção na equipe em 2012) e ao tamanho da instituição Cruzeiro, que não pode ser entendida como um lugar que é só chegar e buscar os melhores jogadores, a diretoria da Raposa tem a obrigação de fazer tudo que estiver ao seu alcance para não perder Montillo para o mercado nacional.

O recado é claro. A torcida quer a continuidade de Montillo e já programa uma manifestação para esta quinta-feira às 19:30 em frente à Sede Administrativa para mostrar a sua vontade. O jogador, aliás, já deixou claro que não forçará uma saída e que está satisfeito em Belo Horizonte, ao contrário do que ocorreu no início da temporada. O cenário está construído para a sua permanência e o grito é de Fica, Montillo, mas depende da diretoria construir a situação para que isto aconteça. Que faça acontecer!

Uma petição com o objetivo de mostrar o desejo de que Montillo siga no Cruzeiro na próxima temporada está circulando atualmente nas redes sociais. Não deixe de se manifestar e assine já!

Foto: VipComm