Fazendo as contas: Uma rodada a menos


O Cruzeiro cumpriu a missão da 32ª rodada. Vencer o Botafogo e impedir uma aproximação dos rivais, assim ficando mais próximo do título brasileiro.

É bem verdade que as vitórias de São Paulo, Internacional, Fluminense e Grêmio reduziram de 60 para 50% a chance de ficar com o título conquistando 71 pontos, mas a meta ainda é considerada como provável para a conquista do título. E para o Cruzeiro, tal meta não exige sequer que o time vença todas em casa.

Com 64 pontos e seis jogos a fazer, a Raposa precisa de mais 7 pontos para atingir o objetivo, ou seja, duas vitórias, um empate e três derrotas, míseros  38,9% de aproveitamento.

Para os rivais, no entanto, a meta não é inalcançável, mas exige que tenham um aproveitamento no mínimo idêntico ao que o Cruzeiro, líder com 5 pontos de vantagem, obteve até aqui.

O São Paulo, por exemplo,  precisaria de 4 vitórias e 2 derrotas para levar a decisão do título para o saldo de gols. Aproveitamento de 66,7%, idêntico ao do time celeste, mas vale lembrar que o Cruzeiro tem, atualmente, 7 gols de saldo de vantagem sobre o Tricolor paulista.

Com 5 vitórias e 1 derrota, o Internacional alcançaria os 71 pontos e levaria no número de vitórias, já que o Colorado é o que menos empatou entre os primeiros. Fluminense, Atlético-MG, Grêmio e Corinthians, por sua vez, teriam suas chances reduzidas a uma sequência de seis vitórias, alcançando assim 72 pontos e ultrapassando o Cruzeiro.

É nítido, portanto, que 71 pontos não pode ser considerado um número inquestionável para título, mas que as perspectivas para que sirvam para o Cruzeiro são muito boas. Os rivais precisam de melhorar seu desempenho e o Cruzeiro cair significativamente o seu para que o título fique em outras mãos. Ainda que a maior parte dos concorrentes tenha vencido nesta rodada, alguns deles fora de casa, é indiscutível que o título ficou um pouco mais perto.

Vamos calcular (percentuais obtidos no site chance de gol)

Meta: Manteve-se em 71 pontos.

Aproveitamento necessário: Caiu de 47,6% para 38,8% (inferior ao do Palmeiras, 13º colocado com 40,6%)

Resultados almejados: 2 vitórias, 1 empates e 3 derrotas

Chance de título atingindo esta meta: Superior a 50%

Chance de Libertadores atingindo esta meta: Superior a 99,9%

Chance de rebaixamento atingindo esta meta: 0%

Chance de título do Cruzeiro: Subiu de 90,0% para 90,4%

Chance de Libertadores do Cruzeiro: Subiu de 99,90% para 99,95%

Chance de rebaixamento: 0,0%

Tabela restante

Criciúma (C) – 3 pontos
Santos (F) – 0 pontos
Grêmio (F) – 0 pontos
Goiás (C) – 3 pontos
Chapecoense (F) – 0 pontos
Fluminense (C) – 1 ponto

Por: João Henrique Castro