Fazendo as contas: Tropeço do São Paulo aproxima do título, mas aproximação colorada liga o sinal amarelo


A derrota para o Flamengo no Maracanã era “esperada”. Ao menos, era o que a coluna projetava para as rodadas finais na última coluna. A derrota do São Paulo para o Atlético-MG, que impediu a aproximação tricolor, ajudou. No entanto, a vitória do Internacional sobre o Fluminense serviu para ligar o sinal amarelo na Toca da Raposa.

Com tropeços de Cruzeiro, São Paulo, Grêmio e Corinthians, a projeção dos matemáticos do chance de gol para o título caiu de 73 para 71 pontos.  Não fosse a vitória do Inter, a torcida cinco estrelas poderia até estar tranquila com esta meta, pois, de certa forma, mesmo perdendo para o Flamengo, o Cruzeiro se beneficiou da queda da pontuação esperada para o título, voltando a depender apenas de vencer seus jogos em casa para ficar com a taça. No entanto, nada impede uma arrancada colorada na reta final que obrigue o Cruzeiro a pontuar também fora de casa.

Para ficar com o título, o Cruzeiro precisará de um aproveitamento que não seja inferior em 20% do Internacional, 23,3% do São Paulo, 30% do Atlético-MG ou 33,3% de Grêmio e Corinthians. É uma vantagem considerável, é importante pontuar, mas algo que pode ser pulverizado em duas ou três derrotas, acompanhadas de uma série de duas ou três vitórias de um dos concorrentes.

A projeção de um aproveitamento de 50% para as rodadas finais, porém, é suficiente para atingir a nova meta para o título. De fato, esta pontuação exigiria uma reta final superior ao desempenho atual do líder para todos os rivais sonharem em passar a Raposa. Para o Inter, seria necessário vencer 7 jogos e perder apenas 3 (6 vitórias, 3 empates e 1 derrota deixariam o Inter em desvantagem no número de vitórias) para levar a disputa para o saldo de gols. O São Paulo, de 7 vitórias, 2 empates e 1 derrota. O Atlético-MG, de 8 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Grêmio ou Corinthians, de 8 vitórias e 2 empates.

Diante destes números, fica claro que o time ainda tem uma gordurinha para queimar. Um tropeço contra o Vitória, portanto, é aceitável, mas exigiria pronta reação na rodada seguinte contra o Palmeiras, além de uma torcida especial, principalmente contra o Inter, para ninguém ameaçar uma aproximação mais contundente na classificação.

Vamos calcular (percentuais obtidos no site chance de gol)

Meta: Caiu de 73 para 70 pontos

Aproveitamento necessário: Caiu de 51,5% para 50,0% (idêntico ao do Santos, 7º colocado)

Resultados almejados: 5 vitórias, 0 empates e 5 derrotas

Chance de título atingindo esta meta: Superior a 50%

Chance de Libertadores atingindo esta meta: Superior a 99,9%

Chance de rebaixamento atingindo esta meta: 0%

Chance de título do Cruzeiro: Caiu de 95,4% para 91,3%

Chance de Libertadores do Cruzeiro: Caiu de 99,96% para 99,90%

Chance de rebaixamento: Segue inferior a 0,1%

Tabela restante

Vitória (F) – 0 ponto
Palmeiras (C) – 3 pontos
Figueirense (F) – 0 pontos
Botafogo (C) – 3 pontos
Criciúma (C) – 3 pontos
Santos (F) – 0 pontos
Grêmio (F) – 0 pontos
Goiás (C) – 3 pontos
Chapecoense (F) – 0 ponto
Fluminense (C) – 3 pontos

Por: João Henrique Castro