Fazendo as Contas: Tudo sob controle, mas momento é de reação


Fazendo as Contas: Tudo sob controle, mas momento é de reação

Seis pontos ficaram pelo caminho na última semana. No entanto, a expectativa da coluna era de que ao menos 3 pontos pudessem ser perdidos na semana que passou sem causar transtornos à campanha celeste. Não veio nenhum, é verdade, mas o fato do Grêmio ter conquistado apenas um e a distância para o vice-líder, agora o Botafogo, ter caído de 11 para 10 pontos fazem com que qualquer desespero neste momento seja uma tempestade em copo d’água.

O momento, aliás, é de retomar o rumo das vitórias para impedir que os adversários descontem um pouco mais a vantagem celeste. Todavia, com 30 pontos apenas em disputa e a ampla vantagem de pontos obtida pela Raposa, apenas a conquista de 11 pontos a mais do que o Cruzeiro obtiver na reta final (considerando que nos critérios de desempate a vantagem azul também é muito grande) dará o título ao Grêmio ou ao Botafogo ou então para o Atlético-PR, caso este conquiste 12 pontos a mais que o time cinco estrelas até o final do torneio.

Segundo os matemáticos do chance de gol, a pontuação necessária para o título segue em 74 pontos, o que não é um problema, uma vez que uma derrota no jogo do último domingo era algo aceitável pela coluna. Para isso, o Cruzeiro segue precisando de apenas 15 pontos, ou seja, 5 vitórias e 5 derrotas ou 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. 50% de aproveitamento, enquanto os demais adversários precisam de 26 (Grêmio e Botafogo) ou 27 (Atlético-PR) para superar esta pontuação e ficar com a taça, ou seja, um aproveitamento superior a 80%.

Vamos calcular (Estatísticas sobre as chances retiradas do site “Chance de Gol”)

Meta: Segue em 74 pontos

Aproveitamento necessário: Subiu de 45,5% para 50%

Resultados almejados: 4 vitórias, 3 empates e 3 derrotas

Chances de título atingindo esta meta: Superior a 60%

Chances de Libertadores atingindo esta meta: 100%

Chances de rebaixamento atingindo esta meta: 0%

Chances de título do Cruzeiro: Caíram de 99,8% para 99,6%

Chances de Libertadores do Cruzeiro: Seguem em 99,99%

Chances de rebaixamento: Cruzeiro não tem mais chances matemáticas de rebaixamento

Tabela Restante

Fluminense (C) – 3 pontos

Coritiba (F) – 1 ponto.

Criciúma (C) – 3 pontos.

Santos (F) – 0 pontos.

Grêmio (C) – 1 ponto.

Vitória (F) – 0 pontos.

Ponte Preta (C) – 3 pontos.

Vasco (F) – 1 ponto.

Bahia (C) – 3 pontos.