Fazendo as contas: Terceiro tropeço seguido e vitória do Vasco transformam G-4 em sonho distante


Nas últimas três rodadas do Brasileirão, os adversários do Cruzeiro na briga por uma vaga na Libertadores cansaram de dar chances para que o time celeste crescesse na disputa pelo G-4 do Brasileirão.

Neste período, o Vasco fez apenas 4 pontos , o Botafogo, que obteve o melhor desempenho e venceu justamente o Cruzeiro há três rodadas, 7, e São Paulo e Internacional fizeram apenas 2, mas ao invés de aproveitar as brechas, a Raposa, com três derrotas seguidas, conseguiu fazer ainda pior.

Como consequência do mau desempenho, o distanciamento do G-4, mesmo com os adversários tropeçando, acabou finalmente acontecendo nesta rodada quando o Vasco, atual quarto colocado, conseguiu 3 dos seus 4 pontos nos últimos três jogos e ampliou a distância do time celeste para o G-4 de 5 para 8 pontos.

Para o torcedor cinco estrelas, portanto, vai ficando cada vez mais difícil sonhar com a classificação para a Libertadores. De alento, o confronto direto contra o Vasco no próximo fim de semana, que pode recolocar a Raposa na briga e novamente encurtar a distância entre o Cruzeiro e o G-4 para cinco pontos. Difícil é acreditar com o futebol que a equipe celeste tem apresentado.

Já virou regra no segundo turno. Os primeiros colocados do Brasileirão não mantém uma boa sequência de resultados e, como consequência, o G-4 fica sempre ao alcance do Cruzeiro, mas nas últimas duas rodadas  o time celeste desperdiçou as chances que teve de, definitivamente, se apresentar como um real candidato a vaga na Libertadores.

Para se ter uma ideia de como tem ficado fácil se aproximar do grupo dos primeiros colocados, a pontuação necessária para se classificar a Libertadores já diminuiu de 70 para 67 pontos ao longo do turno. Todavia, de nada adianta esta ajuda dos concorrentes se o Cruzeiro não fizer sua parte.

Como consequência da derrota na Ilha do Retiro, o aproveitamento necessário nas rodadas que restam ficou ainda mais alto e o time celeste fica cada vez mais perto de depender de uma campanha impecável para se classificar para a principal competição sul-americana. Então, se quiser seguir na briga, já passou da hora de uma reação na competição, pois a semana que passou só tornou a missão ainda mais difícil para a Raposa.

Vamos calcular (Estatísticas sobre as chances retiradas do site “Chance de Gol”)

Meta: 67 pontos

Aproveitamento necessário:  Subiu de 73,3% para 78,57%

Resultados almejados: 10 vitórias, 3 empates e 1 derrota

Chances de título atingindo esta meta: Menor que 0,01%

Chances de Libertadores atingindo esta meta: Caíram de 91,3% para 90,6%. 

Chances de Sul-Americana atingindo esta meta: Classificação para a competição se dará via Copa do Brasil.

Chances de rebaixamento atingindo esta meta: 0%

Chances de título do Cruzeiro: Mantiveram-se menores que 0,01%

Chances de Libertadores do Cruzeiro: Caíram de 2,7% para 0,9%

Chances de rebaixamento: Subiram de 0,3% para 0,5%

Tabela Restante

Vasco (C) – 3 pontos

São Paulo (F) – 1 ponto

Internacional (C) – 3 pontos

Grêmio (F) – 1 pontos

Portuguesa (C) – 3 pontos

Flamengo (F) – 3 pontos

Corinthians (C) – 3 pontos

Palmeiras (F) – 1 ponto

Ponte Preta (F) – 3 pontos

Santos (C) – 3 pontos

Bahia (C) – 3 pontos

Fluminense (F) – 0 pontos

Coritiba (C) – 3 pontos

Atlético-MG (F) – 3 pontos

[Rádio] Fazendo as contas: Terceiro tropeço seguido e vitória do Vasco transformam G-4 em sonho distante