21 dez Fazendo as Contas: Resta um
O Cruzeiro desperdiçou no último minuto contra o Avaí a chance de se aproximar do pelotão de perseguidores do G-4, entre o quinto e o nono só a Ponte Preta venceu na rodada, e de quebra viu Cuiabá e Juventude vencerem e consolidarem suas posições como os últimos integrantes do grupo de acesso.
Os triunfos do terceiro e do quarto colocado, aliás, elevaram a pontuação projetada para o acesso e, de quebra, o empate celeste diminuiu o teto de tropeços que a Raposa ainda poderá ter na reta final. Lembrando do antigo jogo de tabuleiro, o time celeste passa a viver um verdadeiro “resta um” e hoje, pela projeção, passa a depender de sete vitórias em oito jogos. E de um empate, quando não vencer.
Na partida desta terça-feira contra a Ponte Preta o Cruzeiro não necessariamente vê suas chances sepultadas em caso de derrota, mas pode ver a distância para o G-4 chegar até a doze pontos, caso Cuiabá e Juventude voltem a vencer e a Raposa seja batida, complicando de vez o cenário. Por outro lado, um tropeço da dupla combinado a um triunfo cinco estrelas pode aliviar o “resta um” e ajudar nas contas. Aproxima-se mais uma rodada com o time em campo e o torcedor com a calculadora na mão.
Vamos as contas (segundo o site chance de gol)
Meta: Subiu de 61 para 62 pontos (projeção a partir do aproveitamento atual do 4° colocad0. O Juventude tem 54,4% dos pontos disputados e chegaria aos 62 pontos mantendo este índice)
Aproveitamento necessário: Subiu de 77,8% para 91,7% (superior ao da Chapecoense, líder com 65,6%)
Resultados almejados: 7 vitórias, 1 empate e 0 derrotas.
Chances de título atingindo esta meta: Inferior a 0,1%.
Chances de acesso atingindo esta meta: Superior a 70%
Chances de rebaixamento atingindo esta meta: 0%.
Chances de título do Cruzeiro: Caíram de 0,02 para menos de 0,01%.
Chances de acesso do Cruzeiro: Caíram de 32,5% para 27,6%.
Chances de permanência na Série B do Cruzeiro: Subiram de 67,47% para 72,38%.
Chances de rebaixamento do Cruzeiro: Mantiveram-se em menos de 0,01%.
Projeção
Ponte Preta (F): 3 pontos.
Cuiabá (C): 1 ponto.
Sampaio Corrêa (F): 3 pontos.
Oeste (C): 3 pontos.
Juventude (F): 3 pontos.
Operário (C): 3 pontos.
Náutico (C): 3 pontos.
Paraná (F): 3 pontos.
Por: João Henrique Castro