Falta disciplina e sobra imaturidade


Salve China Azul!

A vitória espetacular no clássico do último domingo, diante do 6alão de Vespasiano, no campo do América e a alegria incontida que tomou conta de toda a torcida do Cruzeiro, fez com que a expulsão de Lucas, principalmente, passasse batida. Novamente, após dois cartões amarelos infantis (já havia sido assim contra o Coritiba) o lateral foi expulso, mas, por sorte, desta vez o placar nos favoreceu.

Lucas chegou ao Cruzeiro com bastante aparato. Passagens pela Seleção Brasileira e boas passagens em Botafogo e Palmeiras o credenciavam como titular.  Assim como Bryan, Mayke e o demitido Sanchez Miño, Lucas é um jogador extremamente ofensivo. Tem uma boa qualidade de passes e cruzamentos e sabe chegar à linha de fundo. No Cruzeiro, apesar de não ter encontrado seu futebol ainda e estar bem abaixo do esperado, o lateral já deu mostras que pode suprir a carência que vem desde 2014, com a decadência do futebol de Mayke.

Porém, os cartões levados por Lucas na temporada e na partida de domingo explicitam suas deficiências defensivas e mostram que é preciso ter um esquema tático que resguarde melhor, não só a lateral direita, mas também a lateral esquerda. Não que tal situação justifique duas expulsões infantis como as sofridas por Lucas no Campeonato, pelo contrário, sou a favor de punição em seus vencimentos. É inadmissível que um atleta experiente como ele apresente tantos casos de imaturidade e indisciplina.

Não critico aqui o lance de Lucas Romero no clássico, por toda raça e entrega apresentada em campo, acho que até demorou a ser expulso. A crítica ao Lucas é justamente por saber que pode render mais, e deve render mais. Mas é preciso que ele reconheça seus erros e busque melhorar. Perder o tempo de bola, erros de passes e cruzamentos, por exemplo, são situações algo que com treinamentos irão se resolver.

Os burburinhos em relação à contratação de Maicon fazem bem ao futebol de Lucas. É importante, caso o lateral realmente venha para o Cruzeiro, que exista briga por posições, evitando assim o comodismo que pode estar afetando não só Lucas, mas, também Mayke.

Por: Simon Nascimento