Éverton Ribeiro tem a feição do Cruzeiro


Éverton Ribeiro tem a feição do Cruzeiro Esporte Clube - Foto: Daniel Teixeira /Agência Estado

Ele não é lá esta unanimidade toda, mas tudo bem. Este que vos escreve é fã declarado do meia cruzeirense e para pra ver Éverton Ribeiro jogar. Ele é não é daqueles meias que carregam a bola, mas que a conduz, com calma, carinho, cuidado e intensidade, quando preciso. Joga bonito!
 
Ribeiro não é jogador pra tratar mal o objeto que lhe confere o ganha pão. Se a redonda chega aos seus pés, quem é ele para não recebê-la com toda hospitalidade do mundo. É daqueles mineiros que, ao receber uma visita, oferece-lhes café, pão de queijo e o que mais tiver no armário.
 
Ok, ele não é mineiro. Mas ele tem o perfil do Cruzeiro e de seu povo. A camisa do Cruzeiro lhe cai bem e, por isso, vive aqui a melhor fase de sua carreira. Fazendo gols bonitos, dando assistências e abrindo espaço para companheiros está sendo o melhor do ano no time azul. 
 
Pois, afinal, qual é a cara do Cruzeiro? É a cara de Minas Gerais. O trem azul chega de mansinho, sem fazer muito alarde e alcança o objetivo. Sem polêmicas e muito marketing, é, porque que é, e pronto. É eficiente por si só, não tem mídia para promovê-lo, tenta ser o maior de todos dentro das quatro linhas.
 
O Cruzeirense não se contenta somente com a vitória. Se tiver ganhando de 1X0, ir para a defesa para deixar o adversário jogar, é xingo na certa. Se tiver atacando o tempo todo e tomar o gol, a torcida compreende e grita mais forte. 
 
Éverton Ribeiro leva a escola cruzeirense de futebol muito a sério. Parece ter visto Alex, Tostão, Dirceu, Palhinha… Está mais para um artista do que para um jogador competitivo. 
 
Seus discursos revelam a simplicidade e a humildade de um craque. Na hora em que fez aquela pintura contra o Flamengo o Cruzeirense o achava maior que Pelé. “É lógico”, costuma dizer. A serenidade o faz ter a frieza para realizar jogadas geniais, sendo verdadeiramente um jogador cinco estrelas.
 
Obrigado por jogar no Cruzeiro, Éverton Ribeiro. No fim, por sua causa e de seus companheiros, o nosso Cruzeiro não deixa margem para outra interpretação: é o melhor de todos do Brasileirão!