Esqueçam a Libertadores (Universidad de Chile 0 x 0 Cruzeiro – Libertadores 3ª rodada fase de grupos)


Salve, guerreiros!

Podem me julgar, me condenar, me xingar! Terminarei esse texto por certo mais condenado que petista na Lava-jato. O fato inegável é que não venceremos essa Libertadores tendo Mano Menezes como treinador do Cruzeiro. Covarde! Tem tanto medo de perder que mais uma vez montou o time em um 4-6-0. Um time sem atacantes demonstra infalivelmente que a pretensão tacanha do “treineiro” nunca será vencer, antes, não perder. Nessa lenga lenga em nove pontos disputados a Raposa conseguiu somar apenas dois. Um empate contra o “poderoso” Vasco da Gama no Mineirão, esse time que nesta mesma data tomou um sonoro 4 x 0 do Racing, isso porque o time argentino ainda perdeu dois pênaltis. Isto é, se o Cruzeiro do Mano tivesse a mesma vontade de vencer que o Racing, poderia ter enfiado uma sacolada no time de São Januário, mas, não, o negócio do Mano é não tomar gol. Ô Idiota! Quem ganha o jogo é quem marca, não quem não leva. Isso mesmo! Acabou a paz com o “treineiro”. O criticarei em todos os jogos daqui para a frente. Como já disse, me julguem!

O jogo

O Cruzeiro poderia ter trazido os três pontos na bagagem, mas, jogou fechado demais. Sem atacante de ofício, o time surpreendentemente modificado com Lucas Silva na vaga de Ariel Cabral que não anda jogando nada. Criou algumas oportunidades, entretanto, não conseguia finalizar a não ser de média distância. Quando o Mano resolveu colocar um atacante, tirou de campo a única peça que estava fazendo a bola chegar, Lucas Silva. O empate a essa altura do campeonato, é desastroso. Ainda temos dois jogos em casa, mas, com a configuração atual, não dependemos apenas da gente para classificar em primeiro do grupo. Além de vencer o Racing na derradeira rodada, precisamos que o líder atual do grupo tenha ainda mais um tropeço, o que parece ser bem difícil. Tenho bastante medo de depender de vencê-los no Mineirão, uma vez que não conseguimos fazer um mísero gol no Vasco, que deve ser uma das defesas mais vazadas da competição.

Primeiro tempo

Mano Menezes tem tanto medo de perder que, como já afirmei, monta seu time em um 4-6-0. Tomou pressão desnecessária na primeira etapa da partida. A única chance clara celeste foi uma pancada de Lucas Silva no travessão. Nas bolas alçadas, nenhum perigo ao gol chileno, pois, não temos referência na frente. As poucas tentativas do Dedé no cabeceio mostraram-se ineficientes. Apesar da segurança defensiva, na frente o zero do esquema mostrou-se realmente um nada. Zerado terminou o placar desse primeiro tempo completamente sem graça.

Segundo tempo

A segunda etapa foi mais animada. A La U fez o que se esperava e buscou a vitória desde o primeiro minuto da etapa final. O Cruzeiro jogava covardemente por uma bola. Deu certo para o Corinthians na noite desta quarta, mas, o Cruzeiro não costuma contar com a arbitragem assim como o time paulista. A Raposa precisa jogar muita bola. Quando o Mano resolve mexer no time, consegue a proeza de tirar de campo os três jogadores que estavam apresentando o melhor futebol. Lucas Silva comandava o meio fazendo a ligação que Cabral não anda conseguindo fazer. Robinho que também anda devendo, substitui Mancuello que fazia boa partida. E finalmente, Sassá, apesar de ter entrado bem, substituiu De Arrascaeta, deixando o inoperante Thiago Neves em campo. Quando finalmente entra o atacante, Mano saca do jogo quem estava fazendo a bola chegar, um “jênio”!

Guerreiro de ouro é de Lucas Silva, o único a conseguir construir algo na partida desta noite.  Guerreiro de lata fica com Mano Menezes. Quando o meme “Mano burro” tomou conta das redes sociais após o treinador falhar na seleção brasileira há alguns anos, eles pareciam perseguir o técnico. Na verdade, eles tinham toda razão. Um time que precisa vencer, não pode abrir mão de um homem que, no mínimo, fique incomodando os zagueiros adversários. Um homem que esteja ali, nem que seja para abrir espaços. O tão propagado curso UEFA, deve servir apenas para idiotizar os treinadores. O time que apresenta hoje o melhor futebol do Brasil, é treinado por um cara que aprendeu nas praias cariocas, Renato Gaúcho. Observe para ver se aprende alguma coisa com o treinador que veio ao Mineirão e venceu, Mano Menezes. Com UEFA  e tudo, Renato lhe deu uma aula de futebol.

FICHA TÉCNICA
UNIVERSIDAD DE CHILE X CRUZEIRO

Local: Estádio Nacional Júlio Martínez, Santiago
Data: 19 de abril de 2018 (Quinta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Victor Carrillo (Peru)

Cartões: Lucas Silva, Dedé (Cruzeiro); Reyes, Vilches (La U)

UNIVERSIDAD DE CHILE – Herrera; Vilchez, Echeverría, Contreras (Guerra), Matías Rodríguez (Schultz), Reyes, Pizarro, Monzón, Araos, Soteldo, Pinilla.
Técnico: Guillermo Hoyos

CRUZEIRO: Fábio; Edílson, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Silva (Ariel Cabral), Mancuello (Robinho), Rafinha e Thiago Neves; Arrascaeta (Sassá).
Técnico: Mano Menezes

Próximo desafio da Raposa será vencer o Fluminense no Maracanã. Claro que toda China Azul deve estar psicologicamente preparada para ver um time montado para não perder domingo. Até lá, guerreiros!

Por: Álvaro Jr