Emoção à flor da pele na Superliga


Salve, salve Torcedor Guerreiro.

Após vinte e duas rodadas emocionantes, a Superliga Masculina de Vôlei 2012/2013 entra em sua fase decisiva a partir de hoje. A fase classificatória ficou para trás e os oito melhores vão para os famosos “mata-mata” ou “playoffs”, com a classificação sendo definida em três rodadas eletrizantes em cada chave.

Com propriedade e bom voleibol, RJX e Sada/Cruzeiro classificaram-se nas duas primeiras posições, ditando o ritmo da fase classificatória, com a classificação final ficando da seguinte maneira: RJX, Sada/Cruzeiro, SESI-SP, Medley/Campinas, VIVO/Minas, Canoas, Volta Redonda, São Bernardo Vôlei.

Desta forma os confrontos nas Quartas de Final ficaram da seguinte maneira:

Com os confrontos definidos, ainda há alguma dúvida que vem muita emoção na fase decisiva desta temporada? Em quadra teremos equipes extremamente qualificadas e pelo menos cinco grandes postulantes ao título: RJX, Cruzeiro, Campinas, Sesi e Minas são as equipes mais qualificadas e podem chegar à final, todas com muitas qualidades, mas também com alguns pontos fracos. Como nosso assunto é Cruzeiro, vamos focar um pouco nos Guerreiros das Quadras nesta análise, mas é bom ficar de olho nas qualidades dos adversários.

As estatísticas gerais apontam o time celeste como o melhor em três dos seis fundamentos:  Ataque, Saque e Levantamento, resultado da qualidade de um trio que vem dando o que falar na Superliga: Leal, Wallace e William.

ATAQUE

No ataque, temos Leal em segundo e Wallace em quarto na classificação individual das estatísticas. Juntos, os dois fizeram nada menos que 486 pontos.

SAQUE

O Saque é outra arma mortal do Sada/Cruzeiro. São bombas potentes, que quando passam da rede aterrorizam as defesas adversárias. As estatísticas individuais apontam novamente Leal e Wallace como primeiro e segundo respectivamente neste fundamento. A força do saque celeste se reverte em passe quebrado no adversário e geralmente em contra-ataques muito eficientes do time celeste, onde “el mago” Willian utiliza entre suas variações de jogada muitas bolas rápidas com os centrais Acácio, Rogério e Douglas Cordeiro.

LEVANTAMENTO

Por falar em William, o levantador celeste é o número um em estatísticas neste fundamento. O mago celeste dá sequência à temporada incrível que fez em 2011/2012 e vem encantando a Superliga com jogadas cada vez mais inacreditáveis. Uma das jogadas mais inimagináveis aconteceu na partida entre Sada/Cruzeiro e VIVO/Minas pelo returno da primeira fase. William fez um levantamento com os pés, de costas, alçando uma bola perfeita para que o Cubano Leal fizesse mais um ponto para o Cruzeiro.

 

RECEPÇÃO

A Recepção é outro fundamento em que o Sada/Cruzeiro vai muito bem, obrigado. Apontado como segunda melhor equipe, muito disso se deve ao trabalho do Guerreiro Filipe, que tem a segunda melhor marca no quesito individualmente. O bravo ponteiro celeste é uma das artérias pulsantes desse time, sempre se entregando até a última gota de sangue. Além disso, Filipe tem papel fundamental junto com o líbero Serginho: proteger o ponteiro Leal, (muito visado pelos sacadores adversários, justamente para atrapalhá-lo no ataque, um dos seus pontos fortes.

BLOQUEIO

O Bloqueio é o ponto mais fraco da equipe celeste. O trabalho de Marcelo Mendez foca muito no ataque, entretanto o bloqueio fica um pouco desguarnecido. O Sada/Cruzeiro não é uma das equipes mais altas do campeonato, Mendez então compensa esta deficiência com foco no ataque e no saque. As estatísticas gerais apontam o time celeste apenas na décima posição, ficando inclusive atrás de equipes que não se classificaram para os playoffs. Nas estatísticas individuais, nenhum atleta celeste figura entre os dez melhores. Para buscar o bicampeonato o Cruzeiro vai ter que melhorar muito nesse fundamento. Essa fragilidade do time só não é mais evidente porque o saque funciona muito bem, o que equilibra os confrontos.

DEFESA

A defesa é outro fundamento em que o Sada/Cruzeiro não figura entre as melhores equipes da competição. Se o bloqueio não funciona, a chance de recuperar a bola na defesa é pequena. Com a oitava colocação nas estatísticas gerais, o time celeste busca o equilíbrio ideal para chegar com maior força defensiva aos playoffs. Nas estatísticas individuais, temos o levantador William como melhor jogador celeste ficando como oitavo melhor defensor.

OS ADVERSÁRIOS

As equipes que se classificaram têm virtudes também, torcedor guerreiro.

Não foi sem méritos que o RJX chegou aos playoffs como primeiro colocado. A trinca de ferro formada pelo levantador Bruninho, Lucão e Theo, jogadores da seleção brasileira, junto com Thiago Alves, companheiro de Bruninho desde a época do Cimed/Florianópolis, e o líbero Mário Junior, tornam o time carioca uma máquina.

O Vivo/Minas aposta no jovem Lucarelli e no checo Filip para surpreender com sua força de ataque. Os dois atletas foram primeiro e terceiro colocados nas estatísticas individuais, o que deu ao Vivo/Minas a primeira posição geral neste fundamento. Além disso, Maurício foi o melhor individualmente no bloqueio, e o experiente Henrique, que aparece na quinta colocação no ranking do saque, completa o poder de fogo minastenista.  Olho no Vivo/Minas, pois a equipe começou buscando melhor entrosamento e conseguiu muita força durante a primeira fase.

Com Murilo na recepção e Serginho na defesa liderando as estatísticas individuais nesses dois fundamentos, o SESI/SP chega com força suficiente para buscar o título. O time tem consistência e um jogo muito inteligente, além de Lorena, o oposto que tem estrela e sabe incendiar as partidas decisivas, crescendo muito nesses jogos. Lorena foi um dos melhores atletas dos playoffs da última Superliga e vinha fazendo um ótimo jogo na final até sofrer uma lesão no final do primeiro set.

Outra equipe que pode surpreender é o Canoas-RS. Com base no levantador Jotinha, o central Gustavo e o ponteiro Minuzzi, o time gaúcho ainda busca melhor entrosamento, mesmo assim, tem força e jogadores experientes que podem surpreender.

Sábado, o Poliesportivo do Riacho recebe a primeira partida entre Sada/Cruzeiro e Volta Redonda às 15h30 em um jogo que promete ser eletrizante.

O Guerreiro dos Gramados fica na expectativa por grandes jogos e torce junto do torcedor para que os Guerreiros das Quadras possam chegar mais uma vez à final do torneio, disputando no Maracanazinho a grande final da Superliga Masculina 2012/2013. Sendo assim, convidamos todos para acompanhar o Tempo Real pelo Facebook e Twitter, além dos comentários sobre todos os jogos do Sada/Cruzeiro no restante da competição.

Abaixo seguem os dias e horários dos playoffs

Rio de Janeiro x São Bernardo
1º jogo: 08/03 (sexta-feira), às 18h30m, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro
2º jogo: 12/03 (terça-feira), às 18h30m, no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo (SP)
3º jogo (se necessário):  15/03 (sexta-feira), às 18h30m, no Maracanãzinho.

Cruzeiro x Volta Redonda
1º jogo: 09/03 (sábado), às 15h30m, no ginásio Riacho, em Contagem (MG)
2º jogo: 13/03 (quarta-feira), às 18h45m, no ginásio Ilha de São João, em Volta Redonda (RJ)
3º jogo (se necessário): 16/03 (sábado), às 16h, no ginásio Riacho, em Contagem (MG)

Sesi-SP x Canoas
1º jogo: 09/03 (sábado), às 18h, no ginásio da Vila Leopoldina, em São Paulo
2º jogo: 14/03 (quinta), às 18h, no ginásio da Unilasalle, em Canoas (RS)
3º jogo (se necessário): 16/03 (sábado), no ginásio da Vila Leopoldina, em São Paulo

Campinas x Minas
1º jogo: 09/03 (sábado), às 21h30m, no ginásio Taquaral, em Campinas (SP)
2º jogo: 14/03 (quinta-feira), às 20h30m, na Arena Vivo, em Belo Horizonte
3º jogo (se necessário): 17/03 (domingo), às 13h, no ginásio Taquaral, em Campinas (SP)

Não se esqueçam, um filho guerreiro não foge à luta

Um abraço a todos

______________________________________________

Para fazer bonito nos jogos dos Guerreiros das Quadras, nada melhor que usar o uniforme deste time campeão. Acesse e veja as ofertas.