E o que é que rolou – 36ª rodada: Passaporte para Libertadores 2011 carimbado


Salve nação celeste! O torcedor cinco estrelas acompanhará as últimas duas rodadas de um jeito diferente dos últimos 3 anos. A vaga para Libertadores desta vez veio mais cedo e a cabeça desta vez está no título.

A vaga para Libertadores foi garantida graças ao triunfo sobre o Vasco aliado às vitórias do Grêmio sobre o Atlético-PR e do Internacional sobre o Botafogo. Mesmo que o Cruzeiro perca suas últimas partidas nada tira o time azul da Libertadores 2011.

Se isto é motivo para o cruzeirense sorrir, a rodada não foi tão boa na disputa pela taça. A vitória do Fluminense sobre o São Paulo manteve os cariocas à frente do Cruzeiro na competição e o time celeste segue dependendo de um tropeço tricolor para deixar o Fluminense para trás na tabela.

O empate do Vitória com o Corinthians até que foi bom. Os paulistas perderam a liderança, apesar de salvar 1 ponto, e o Cruzeiro só depende de um tropeço paulista para ultrapassá-los na tabela a partir de agora.

Quem lamentou o empate foi o próprio Vitória que entrou na zona de rebaixamento após o resultado. Isto porque o Avaí derrotou o Atlético-GO e deixou o Z-4 empurrando os baianos para o seu lugar.

Por falar em rebaixamento, Flamengo e Atlético-MG praticamente se livraram da ameaça de cair para Série B. As vitórias sobre Guarani e Palmeiras, respectivamente, deram tranquilidade aos cariocas e mineiros, mas a chance de ser rebaixado ainda assombra rubro-negros e alvinegros na próxima rodada.

Ameaça que já não assombra mais a equipe do Goiás, uma vez que se tornou realidade para os goianos após a derrota para o Santos, que não briga por mais nada, em pleno Serra Dourada.

Por fim, no jogo menos interessante da rodada, Ceará e Grêmio Prudente não passaram de um empate. Os cearenses perderam a chance de carimbar o passaporte para a próxima Sul-Americana e os paulistas apenas seguiram a sina de cumprir a tabela já estando rebaixados para a Série B 2011.