E o que é que rolou: 17ª rodada – Não foi de todo ruim


Salve nação celeste! A rodada deixou um gostinho de podia ter sido melhor para o Cruzeiro. O empate contra o Vasco teve sabor de tropeço devido ao domínio celeste na partida, mas os demais resultados contribuíram para que a rodada não fosse  uma tragédia absoluta e tivesse ainda alguns aspectos positivos. 

Dos 10 resultados ideais apenas 2 se realizaram: As vitórias do Internacional sobre o Botafogo e do Palmeiras sobre o Atlético-MG. Todavia, em uma rodada com muitos empates, poucos resultados foram ruins para o time celeste.

O pior deles foi sem sombra de dúvida o empate com o Vasco. O Cruzeiro desperdiçou uma chance de ouro para reduzir a distância para o líder Fluminense que após empatar com o São Paulo segue com 12 pontos de vantagem sobre o Cruzeiro.

Outro resultado ruim foi a vitória do Corinthians sobre o Vitória. O vice-líder do Brasileirão abriu mais dois pontos de vantagem sobre o Cruzeiro e a distância passou dos 7 para os 9 pontos.

A distância para o 3º colocado, no entanto, diminuiu. A vitória do Inter sobre o Botafogo fez com que o Santos assumisse o 3º posto com a vitória sobre o Goiás, mas também permitiu que  a distância do Cruzeiro para o 3º caísse de 3 para 2 pontos. Mesma distância para o Inter (4º) e Botafogo (5º).

O empate do Ceará com o Grêmio Prudente e o empate entre Avaí e Atlético-GO também ajudaram o Cruzeiro, pois mantiveram o time na 6ª colocação. Vitória cearense ou catarinense teriam custado posições ao time celeste, mas os empates foram fundamentais para que o Cruzeiro terminasse a rodada na mesma posição que estava antes dos jogos.

Na próxima rodada, entretanto, um novo tropeço do Cruzeiro não sairá barato. O time terá em casa contra o Flamengo mais uma chance de se aproximar dos primeiros e de eventualmente ganhar posições. Nem sempre a combinação de resultados ajudará, como foi nesta rodada, as coisas a ficarem mais ou menos como estavam antes de uma bobeada celeste.