E o que é que rolou: 15ª rodada – Quando nada deu certo, Cruzeiro se distancia do G-4


Salve nação celeste! Antes do início da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro o GDG estreou uma nova coluna intitulada “O que tem que rolar”. O objetivo desta nova sessão é simples.  Ajudar o torcedor cruzeirense a secar o adversário certo durante os jogos do Campeonato Brasileiro. Nela serão apontados os resultados mais favoráveis ao clube e o que pode acontecer caso tudo se realize.

A sessão, no entanto, não termina com a secação. Encerrada a rodada será a hora de avaliar o que aconteceu e as consequências dos resultados para os objetivos do Cruzeiro no campeonato. Tudo isso para facilitar o trabalho de projetar a rodada seguinte e assim irmos até o fim da competição.

Chegou a hora então de avaliarmos a 15ª rodada. A rodada em que (quase) nada deu certo e o tropeço do Cruzeiro custou caro nas pretenções do time no Brasileirão.

15ª rodada – Fim-de-semana para ser esquecido.

Dos dez jogos realizados neste fim-de-semana apenas dois tiveram os resultados mais vantajosos para o Cruzeiro. A vitória do Atlético-PR sobre o Flamengo, a princípio, foi o melhor deles.

Tudo isso porque o outro resultado que deixou o torcedor celeste contente, a vitória do Santos sobre o Atlético-MG, na verdade custou uma posição ao Cruzeiro na tabela. Se o placar ajudou na alegria de ver nosso rival regional se manter na rabeira da competição, por outro lado contribuiu para a queda do Cruzeiro da 5ª colocação para a 8ª ao fim da rodada.

Os oito jogos restantes foram cruéis para o cruzeirense, mas nem todos contribuíram diretamente para a queda do clube na tabela. Além da vitória santista, os outros jogos que fizeram o Cruzeiro cair na classificação foram as vitórias do Ceará sobre o Grêmio e o empate do Internacional com o Atlético-GO.

O sonho de terminar a rodada na 3ª posição foi para o espaço e a rodada do fim-de-semana, embora permita ainda que o Cruzeiro chegue ao G-4, dificilmente permitirá que isso aconteça. Na próxima “O que tem que rolar” veremos o que é preciso para que isso finalmente aconteça, embora seja melhor deixar isso pra 17ª rodada. Mas isto é assunto pra depois.