Duelo de Titãs – Gladiador x Nilmaradona


Fala Nação de Guerreiras e Guerreiros! Vamos aproveitar que ainda temos um tempinho antes do jogo do Cruzeiro pela Libertadores para falar de dois craques? Tupiniquins: Kleber e Nilmar.  Idolatrados pelas torcidas de Cruzeiro e Internacional, respectivamente, esses jogadores demonstram a capacidade brasuca em revelar sempre novos valores para compensar a ausência dos principais jogadores, que estão atuando fora do país.

Com características distintas, Kleber e Nilmar encantam pelo futebol bem jogado e pela facilidade em marcar gols. Mesmo atuando fora do eixo Rio-São Paulo esses jogadores têm conquistado espaço na mídia nacional, tornando-se inclusive sonhos de consumo de grandes equipes estrangeiras. Mas aí fica a pergunta, que é o melhor? Para ajudar o amigo leitor, vou fazer uma análise individual de Kleber e Nilmar.

Kléber Giacomazzi de Souza Freitas, ou apenas Kleber como é conhecido no mundo do futebol, nasceu em 12 de agosto de 1983 na cidade de Osasco, São Paulo. O atacante começou sua carreira no São Paulo e logo despertou o interesse do Dínamo de Kiev, foi transferido e passou quatro anos atuando na Rússia. Em 2008, o jogador foi cedido por empréstimo para o time do Palmeiras, quando apareceu definitivamente para o futebol nacional. Ficou marcado por sua garra e habilidade e também pelo temperamento explosivo, que lhe rendeu vários cartões no ano passado. Com o fim do contrato de empréstimo com o time paulista o jogador teve que retornar a Kiev, mesmo preferindo ficar no Brasil. Após uma negociação que se arrastou por dias e que chegou a ser abandonada, Kleber veio para o Cruzeiro em uma troca pelo também atacante Guilherme. No time da Toca, o jogador já marcou 16 gols na temporada e já figura como ídolo da torcida celeste. Teve um começo de temporada tumultuado, com duas expulsões, mas logo colocou a cabeça no lugar e sua arte tem prevalecido sobre seu lado brigão.

Nilmar Honorato da Silva, ou apenas Nilmar, nasceu em 14 de julho de 1984 na cidade de Bandeirantes, Paraná. Começou sua carreira no Internacional de Porto Alegre e logo despontou como uma das maiores promessas do futebol brasileiro, despertou assim o interesse de grandes clubes entre eles o Lyon da França que acabou contratando o jogador. Na sua passagem pela Europa não conseguiu grande destaque e acabou retornando ao Brasil para atuar no time do Corinthians, encantando a todos rapidamente com sua habilidade e facilidade de balançar as redes adversárias. Ainda no time paulista, sofreu uma grave lesão que o afastou do futebol por vários meses. Em sua volta aos gramados, o jogador retornou ao Internacional e atualmente é o grande ídolo da torcida colorada, candidato forte a craque do centenário do time. Em 2009, o jogador já marcou 15 gols, sendo um deles uma pintura registrada curiosamente em um confronto contra o Corinthians, quando o jogador partiu com a bola dominada e driblou cinco adversários antes de balançar as redes do goleiro Felipe.

De forma inegável, Kleber e Nilmar são dois excelentes jogadores que teriam lugar assegurado em qualquer grande clube do país e até do mundo. Ainda não tiveram grandes chances de mostrar seu bom futebol na seleção brasileira, mesmo sendo lembrados por todos os comentaristas como excelentes atacantes. Abre o olho Dunga!

Particularmente, não consigo definir qual dos dois jogadores é o melhor, o futebol apresentado por ambos me agrada, e muito. Kleber é um jogador mais forte e brigador, enquanto Nilmar é mais leve e veloz, porém eles têm uma importante característica em comum, a qualidade com a bola nos pés. Acredito que eles se completam e formariam juntos uma dupla de ataque de dar inveja a grandes clubes da Europa.

E para você amigo do GDG, quem é melhor: Gladiador ou Nilmaradona?

Off Toca

Por falar em atacante, o Sada Cruzeiro está se reforçando e apresentou nessa semana o jogador Samuel Fuchs, de 25 anos. Atacante da seleção brasileira de vôlei, Samuel se destaca pela força física, explosão e versatilidade. Salve Guerreiros das quadras!