Dois Vinícius, Araújo e Freitas! Dois pesos e duas medidas pelo Cruzeiro?


Cruzeiro Esporte Clube - Dois Vinícius, Araújo e Freitas, dois pesos e duas medidas pelo Cruzeiro? - Foto: Divulgação

Mais uma sexta-feira começa e como de costume vou atrás das notícias do Cruzeiro, passando pelos vários sites especializados buscando as novidades para inteirar-me e preparar-me para os assuntos do dia. Como há cerca de um mês integro a equipe de colaboradores do Guerreiro dos Gramados, penso que meu comportamento é de fundamental importância para exercer essa função a mim confiada pelo pessoal do GDG e procuro executar com dedicação as produções dos textos e outras atividades a mim solicitadas, como a minhas participações no programa Guerreiros em Debate, da #RádioGDG, por exemplo.

Uma notícia em especial nesse dia me chamou a atenção: O lateral Vinícius Freitas estaria sendo aguardado na Lazio (Itália) para fazer exames médicos e se transferir para o Velho Mundo.

Uma pulga sorrateiramente se estacionou atrás da minha orelha esquerda, como o referido lateral, com a seguinte questão: Jogador da base que sequer chegou a vestir a camisa do profissional, se vestiu foram raríssimas ocasiões, está sendo negociado enquanto os garotos oriundos da base já profissionalizados vão sendo preteridos sob desculpa do receio de serem “queimados”.

Parece-me que nossos valores são tratados com dois pesos e duas medidas. Tomarei como exemplo o outro Vinícius, o Araújo. A torcida, eu entre eles, clamamos por sua titularidade, talvez nem tanto pela qualidade indiscutível do atleta, mais pelo sofrível futebol do atual titular, Anselmo Ramon. Dizem (a comissão técnica) que o garoto é novo, pode sentir a pressão, a camisa pode pesar e ele acabaria desgastado com a torcida, entre outras balelas.

A negociação de Vinícius Freitas demonstra o contrário desse discurso, pois se o interesse do clube é tratar tais jogadores como “mercadoria” (desculpem, a expressão é forte), onde está a valorização, o cuidado com o atleta, antes o cuidado com a pessoa? Esse menino será negociado, provavelmente levará meses para se adaptar e estar em condições de disputar posição. Enfim, porque vai vender ninguém se importa se será queimado ou não?

Mas, temos um exemplo parecido. Lembram-se de Maxwell? Lateral esquerdo que também não chegou ao profissional do Cruzeiro, mas teve uma carreira bem sucedida passando por grandes clubes como Ajax, Inter de Milão, Barcelona e atualmente joga no PSG. Espero que a história de Freitas seja como a dele, que se adapte o mais rapidamente possível e construa seu sucesso.

Isso me faz questionar o seguinte: Se o Freitas está sendo negociado, seria por que julgam que ele deve ter condições de jogar em um grande clube europeu? Nesse caso por que não julgam que o Araújo tem condições de jogar no Cruzeiro?

Bem, as últimas notícias dão conta que Vinicius Araújo será titular amanhã contra a Lusa e espero honestamente que ele arrebente para demonstrar a todos, dentro de campo, seu valor e sua capacidade de vestir nossa camisa nove, entretanto, jogador precisa de seqüência e se ele não acabar com o jogo amanhã, que tenha seguidas oportunidades assim como outros jogadores de menor potencial também tiveram.

Saudações Celestes