Cruzeiro x Santos na história


Cruzeiro x Santos na história - Página de apresentação do jogo Cruzeiro 6 x 2 Santos, no livro 20 Jogos eternos do Cruzeiro

Cruzeiro e Santos já se enfrentaram 65 vezes na história. No retrospecto geral, o Cruzeiro venceu 21 jogos, empatou 19 e perdeu 25. São 97 gols marcados e 114 sofridos. O primeiro confronto aconteceu em 31/mar/1929, na capital mineira, em jogo amistoso que conferiu ao Santos, vencedor da partida, o troféu Dr. Antônio Carlos Ribeiro de Andrade. Antes do jogo, foi feito o lançamento da pedra fundamental da construção do estádio Barro Preto. O placar final foi 7 x 3 para os paulistas. O último encontro foi no dia 11/ago/2013,  no Mineirão. O time estrelado empatou em 0 x 0 com o Alvinegro Praiano, no primeiro jogo em casa após alcançar a liderança. Manteve-se na ponta graças ao empate do Botafogo com o Goiás, por 1 x 1, em Brasília.

Vale relembrar três desses 65 jogos:

  • CRUZEIRO 6 X 2 SANTOS – 30/nov/1966 – Motivo: final da Taça Brasil – Mineirão: Primeiro jogo da histórica decisão da Taça Brasil de 1966. O Santos, de fama mundial, disputava pelo sexto ano seguido a final da principal competição do país e tentava o hexacampeonato. Já o Cruzeiro estreava em decisões nacionais e buscava ultrapassar as fronteiras de Minas Gerais no cenário do futebol brasileiro. E conseguiu de forma brilhante. Com 5 x 0 só na primeira etapa e um segundo tempo de gala, o time comandado em campo por Tostão, Dirceu Lopes e Piazza venceu a temida equipe de Pelé. Como mostra o livro 20 JOGOS ETERNOS DO CRUZEIRO, uma página heroica e imortal da história celeste (veja aqui reportagem sobre a partida).
  • CRUZEIRO 0 x 1 SANTOS – 13/abr/1974 – Motivo: Campeonato Brasileiro – Pacaembu: Pelo Campeonato Brasileiro de 1974 – edição que o Cruzeiro chegaria à final com o Vasco -, a Raposa jogou de igual para igual com o Peixe no Pacaembu, mas, no apito, saiu prejudicado. O árbitro do jogo não marcou, no segundo tempo, um pênalti claro em Dirceu Lopes. Para piorar, deixou Pelé “apitar”a partida e ainda engoliu broncas do Rei, como esta registrada pelo repórter Hélio Fraga, do Estado de Minas: “Se eu tivesse um cartão vermelho aqui, o primeiro a quem eu iria mostrá-lo é o senhor. Não está apitando nada, está fazendo tudo errado“.
  • CRUZEIRO 3 x 1 SANTOS – 1/dez/1988 – Motivo: Campeonato Brasileiro – Vila Belmiro: Mesmo mal no Campeonato Brasileiro e correndo risco de rebaixamento, o time celeste foi à Vila Belmiro e venceu o Santos por 3 x 1. A vitória foi importantíssima, pois confirmou o bom momento da Raposa no segundo turno do Campeonato e afastou as chances de queda do time para a Série B.  As principais estrelas do Cruzeiro eram Paulo Isidoro, Careca e Betinho, autor de dois gols na partida. Pelo lado santista, jogavam Sócrates e César Sampaio.