Cruzeiro vai enfrentar o Estudiantes e a Gripe Suína, Libertadores 2009


Salve Nação Azul! Faltando pouco tempo para o primeiro jogo da decisão da Taça Libertadores e o assunto que está sendo mais comentado é a respeito da gripe suína  que já se espalhou por toda a Argentina, local da primeira partida das finais.

Muitos dizem que essa situação é bobagem, que na verdade isso tudo não passa de “medo” de jogar na Argentina e enfrentar os “hermanos” em meio a sua torcida. Mas o fato é que essa preocupação é importante, pois esta nova gripe já atingiu mais de 100.000 argentinos e já causou cerca de 60 mortes.

É necessário ter essa preocupação com a integridade física dos jogadores e de toda a comissão técnica e diretoria, pois querendo ou não, todos ficam mais vulneráveis à contaminação, e podem ser novos focos da doença no nosso país. Ainda, se algum jogador ficar doente, não irá participar do segundo jogo da final, já que o tratamento faz com que o paciente fique isolado de qualquer outra pessoa.

O governo da Argentina já está tomando medidas drásticas para evitar ainda mais a propagação da doença, como evitar aglomerações de pessoas. Cinemas, shoppings, teatros, boates, estão ficando de portas fechadas como prevenção. O que torna essa situação irônica, já que a pedido do governo, aglomerado de pessoas é para serem evitados, e ainda querem fazer uma partida de futebol lá, onde com certeza, a torcida do Estudiantes comparecerá em peso.

É bom frisar que o Estudiantes de La Plata, não tem culpa dessa situação, é um problema que pode afetar as finais da Libertadores e de certa maneira “prejudicar” os argentinos, mas acredito eu que a saúde dos atletas do Cruzeiro é mais importante.

Sede da CONMEBOLBom, vivemos uma expectativa de que a melhor decisão seja tomada pela CONMEBOL (Confederação Sulamericana de Futebol) que organiza a competição mais importante do continente. Claro que é mais provável que o jogo aconteça na Argentina, caso isso se concretize, o Cruzeiro já tem um roteiro todo formado onde visa à saúde de todos que fazem parte da comitiva celeste.

– A informação que a gente teve da Argentina é que a situação permite que se realize um jogo como o que está programado. Desta forma, decidimos o que pode ser feito para proteger os atletas e integrantes da comissão técnica. Vamos ficar um tempo bem restrito por lá, vamos viajar num voo fretado, a área de hotel é reservada para a nossa delegação. Em todos os apartamentos, vai existir álcool gel. Se entrou ou saiu do quarto, é obrigatório que o jogador faça a limpeza das mãos – disse o médico Sérgio Freire Júnior.

– Vamos ter um andar separado, com todo o procedimento necessário orientado por nossos médicos. A cada duas horas deverá será mudada a roupa de cama. Todos vão usar máscaras e será proibido deixar o hotel. A preocupação existe, mas devemos ter tudo pronto para viajar. A preocupação inclui os torcedores e os jornalistas que acompanharão a equipe até La Plata – disse o supervisor de futebol do clube, Benecy Queiroz, à imprensa argentina.

Bom, dependendo ou não de jogar na Argentina, o que todos os cruzeirenses esperam é que um ótimo futebol seja apresentado! O foco tem que continuar na competição e na luta pelo título. Tomara que o time entre com postura de campeão e faça resultado no campo adversário. Com fé, determinação e humildade, chegaremos à glória!

“Vamos Cruzeiro Querido de Tradição , Libertadores, Ser Campeão!”

Um abraço a todos!
Sangue Azul tem Poder!