Cruzeiro tem salvação nas mãos, mas cede empate ao Ceará e decide permanência no próximo domingo


Cruzeiro e Ceará entraram em campo neste domingo sabendo que uma derrota seria trágica para as suas pretensões de se manter na Série A, mas pressionados por uma vitória para melhorar suas chances na tabela.

Como não podia deixar de ser nesta situação, as duas equipes entraram tensas em campo, mas buscando o ataque. A iniciativa do jogo, porém, foi cruzeirense e com apenas um minuto de jogo Diego Renan perdeu gol feito ao entrar livre e ficar cara a cara com o goleiro Fernando Henrique.

O lance assustou o Ceará que começou a tentar sair, mas as principais chegadas continuavam sendo do Cruzeiro. Aos 10 minutos, o bandeira errou e marcou impedimento em um avanço de Marquinhos Paraná que foi espalmado pelo goleiro cearense.

A primeira boa chance da equipe nordestina foi com Thiago Humberto aos 13 minutos, mas Fábio fez a primeira de uma série de boas intervenções. Aos 20, no entanto, o goleiro não teve como parar a chegada de Osvaldo que passou como quis por Diego Renan e abriu o marcador.

O gol poderia abalar o Cruzeiro, mas a resposta veio rápida e aos 23 minutos Anselmo Ramon empatou após cruzamento de Montillo. A partir daí, o primeiro tempo foi todo celeste, a exceção de uma boa chegada do Ceará aos 33 minutos em que Fábio se atirou na bola e acabou ficando no chão por algum tempo.

Montillo era parado frequentemente com faltas e o árbitro Wilson Luis Seneme era conivente com as entradas dos zagueiros adversários. Assim seguiu a partida até o seu intervalo.

O segundo tempo começou com o Ceará melhor e mais bem postado em campo. O adversário pressionava, mas não criava boas chances e o treinador Vágner Mancini decidiu apostar em Ortigoza no lugar de Anselmo Ramon para tentar mudar este cenário.

A substituição deu resultado e logo na sequência, aos 16 minutos, o paraguaio virou a partida após um excelente cruzamento de Marquinhos Paraná.

A vitória afastava qualquer chance de rebaixamento do time cinco estrelas e rebaixava o Ceará que sentiu o golpe. Os jogadores alvinegros tinham dificuldade em trocar passes simples e a partida parecia liquidada, mas um erro custaria caro ao time celeste.

Naldo que havia acabado de entrar no lugar de Marquinhos Paraná cortou mal um lançamento vindo do campo adversário e o zagueiro Daniel Marques invadiu a área cruzeirense e empatou a partida aos 37 minutos.

O gol despertou a torcida no Presidente Vargas e empurrou o Ceará para cima. O Cruzeiro, por sua vez, respondeu nos contra-ataques. Ninguém, entretanto, criou situações de perigo a partir daí e o empate acabou levando o drama para fugir da Série B para a próxima rodada.

CEARÁ 2 x 2 CRUZEIRO

Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza-CE
Data: 27/11/2011
Horário: 17h
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Gols: Osvaldo aos 20’; Anselmo Ramon aos 23’ do 1º tempo; Ortigoza aos 16’ e Daniel Marques aos 37’ do 2º tempo.

CEARÁ
Fernando Henrique, Juca, Fabrício, Daniel Marques e Eusébio; João Marcos (Leandro Chaves), Heleno, Michel (Sinho) e Thiago Humberto; Roger (Washington) e Osvaldo
Técnico: Dimas Filgueiras

CRUZEIRO
Fábio; Marquinhos Paraná (Naldo), Léo, Victorino e Diego Renan; Fabrício, Leandro Guerreiro, Charles (Everton) e Montillo; Wellington Paulista e Anselmo Ramon (Ortigoza)
Técnico: Vágner Mancini

Cartões amarelo: Fernando Henrique, Michel, Eusébio, Daniel Marques, Thiago Humberto (Ceará); Charles, Fábio, Montillo, Marquinhos Paraná (Cruzeiro)

João Henrique Castro (@jhfcastro), tem 23 anos. Mineiro radicado no Rio de Janeiro,graduado em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor de História. Realiza no Guerreiro dos Gramados, o sonho de poder dividir com a China Azul os seus pensamentos sobre o nosso amado Cruzeiro Esporte Clube. Raramente perde uma partida do clube, mesmo não podendo ir freqüentemente ao estádio. Siga o GDG no twitter: @gdosgramados.