Cruzeiro tem a melhor campanha da Libertadores


Infelizmente só vale a primeira fase. Se a cada fase a classificação geral da Libertadores fosse refeita o Cruzeiro teria roubado nesta quinta-feira o direito de decidir a semi-final em casa contra o Grêmio. Afinal de contas, nenhum time tem uma campanha melhor do que o Cruzeiro na competição depois do término das quartas-de-final.

Em dez partidas, o Cruzeiro conseguiu oito vitórias, um empate e apenas uma derrota. 16 gols marcados e  7 sofridos, com um aproveitamento de 83,3% dos pontos. E olha que o Cruzeiro já enfrentou o Estudiantes (um dos semi-finalistas) e o perigoso São Paulo duas vezes. 

A segunda melhor campanha entre os semi-finalistas é do Grêmio, após a melhor campanha na primeira fase. A equipe gaúcha, que teve a melhor campanha na primeira fase, em dez jogos tem sete vitórias, 3 empates e nenhuma derrota. Foram 17 gols marcados e  apenas 3 sofridos.  O rendimento caiu após os dois empates contra o Caracas nas quartas-de-final e o Grêmio tem agora 80% de aproveitamento.

Em terceiro lugar o Estudiantes, que curiosamente também decidirá fora de casa já que teve pior campanha que o Nacional  na primeira fase. A equipe argentina, que disputou a Pré-Libertadores, tem mais jogos que as demais. Em doze partidas, foram sete vitórias, dois empates e três derrotas. Foram 16 gols marcados e 6 sofridos. O aproveitamento de pontos é de 69,69%.

A pior campanha desta fase é, por coincidência, a que menos jogou na Libertadores. O Nacional do Uruguai não disputou as oitavas-de-final devido a retirada do San Luís por causa da gripe suína. Foram apenas oito jogos disputados com quatro vitórias e quatro empates, 13 gols marcados e 4 sofridos. O aproveitamento de pontos dos uruguaios é de 66,6%.

Fonte: Site do Cruzeiro.