Cruzeiro não convence, mas traz três pontos preciosos da Bahia


O Cruzeiro foi ao Pituaçu enfrentar o Bahia, pela 16ª rodada, com um time repleto de Mudanças, e arrancou a vitória com um gol no início do jogo e retranca no fim. 

A Raposa se aproveitou da fragilidade  do time da casa e logo aos 8 minutos Ceará avançou pela lateral e colocou a bola na área, Diones fez o corte e a bola parou no pé de Montillo que não perdoou e pegou de primeira para colocar a bola no fundo das redes do goleiro Marcelo Lomba e fazer 1×0 para o Cruzeiro.

Mais uma vez, ficou provado que o ataque formado por Wellington Paulista e Borges não funciona, restando ao time celeste chutar de fora da área ou contar com jogadas individuais de Montillo.

Lucas Silva, destaque do meio campo celeste no jogo, teve uma partida segura e quase ampliou o placar aos 18 minutos ao arriscar da intermediária com um chutaço, que passou perto da meta de Marcelo Lomba.

Aos 35, o Cruzeiro teve outra grande chance quando Montillo roubou a bola dos pés de Helder e avançou pela esquerda tocando para trás e deixando Borges na cara do gol, mas o atacante escorregou e perdeu um gol incrível.

Apesar da vitória e de ter levado perigo outras vezes à defesa do Bahia, o Cruzeiro não inspirava confiança e, no intervalo, Celso Roth fez a mudança que a China Azul até agora não conseguiu entender, tirando Borges, goleador do Cruzeiro nos últimos jogos, para colocar Anselmo Ramon, substituição que não resolveu o problema da lentidão no ataque e sequer mudou o esquema de jogo celeste.

O Bahia também mudou, saindo Fabinho e entrando Lulinha. A mexida deixou Gabriel mais livre para avançar pela esquerda celeste e dar muito trabalho a Marcelo Oliveira até o fim do jogo.

[Vídeo] O gol e os melhores momentos de Bahia 0 x 1 Cruzeiro pela 16ª rodada do Brasileiro 2012

Contados 20 minutos da etapa final Roth foi obrigado a tirar Ceará, que sentiu, para dar lugar a Diego Renan. Roth ainda teve que tirar Montillo, que pediu pra sair, colocando Souza em seu lugar.

No fim do jogo o Cruzeiro mal saía do campo de defesa e tomou pressão do Bahia, que chegou a ter 54% de posse de bola e levar perigo algumas vezes ao gol de Fábio.

Tendo desperdiçado uma substituição no intervalo, e tendo sido obrigado a promover outras duas mudanças por lesão, Roth nada pode fazer para mudar o esquema tático, restando ao treinador celeste torcer para que o tempo passasse depressa.

O apito final foi um alívio para a China Azul, que, além dos três preciosos pontinhos conquistados fora de casa, não teve muitos motivos para se empolgar com a atuação celeste. Com a vitória o Cruzeiro foi para a 6ª posição na tabela, restando secar o São Paulo e o Botafogo para não correr o risco de terminar a rodada em 8º.

A Raposa terá pouco tempo para se preparar para enfrentar o Fluminense na próxima quarta (15/08), no Independência, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Na próxima segunda (13/08), para comemorar o aniversário dos 15 anos da conquista do Bicampeonato da Copa Libertadores da América, a Rádio Guerreiros dos Gramados recebe o ídolo Wilson Gottardo, o Xerife, capitão que levantou a taça, e claro, repercute a partida contra o Bahia e a preparação para a próxima rodada. A China Azul participa pelo Facebook e pelo Twitter, com a Hashtag #RadioGDG.

Foto: Felipe Oliveira/AGF/Gazeta Press