Cruzeiro goleia Mamoré e apresenta primeiras impressões para a temporada


Salve, salve China Azul.

Com a missão de fazer um 2013 totalmente diferente dos anos anteriores, o time celeste foi a campo em amistoso contra o Mamoré neste domingo em Patos de Minas.

O time inicial foi o mesmo que começou o jogo-treino contra o Tupi na quarta feira. Fábio, Ceará, Bruno Rodrigo, Paulão e Egídio; Leandro Guerreiro e Nilton; Everton, Everton Ribeiro e Diego Souza. No ataque, Vinícius Araújo.

O time de Patos de Minas foi a campo com Gessé; Márcio Paraíba, Henrique e Tayroni; Caio, Marcelinho, Tôto, Felipe, Marlon e Myller; Dinei.

Das treze contratações para este início de temporada, seis iniciaram o jogo como titulares. No banco, a expectativa pela estreia de Dagoberto. Do time remanescente de 2012 apenas quatro jogadores em campo. Da base, o atacante Vinícius Araújo.

Os times começaram estudando o jogo e o Cruzeiro fazendo uma forte linha de marcação no ataque. Com cinco meias, o time povoou o meio de campo, pressionando muito a saída de bola do Mamoré.

Aos seis minutos, veio a primeira boa jogada celeste. Em tabela envolvente entre Egídio e Everton, a bola foi levantada para Vinícius Araújo que entrou rapidamente entre a zaga e cabeceou para fora.

O Cruzeiro começava a se soltar no jogo quando, em uma cobrança de falta na extrema direita, tomou um gol do Mamoré, após bela batida do bom ala Myller Alves, que viu Fábio adiantado e cobrou direto para a meta cruzeirense.

Após o gol adversário, o time celeste ficou um pouco confuso em campo. Egídio e Everton se aproximavam muito e tabelavam várias bolas, porém o mesmo não acontecia com Everton Ribeiro e Ceará. O meia, empunhando a camisa dez aparecia pouco, mas em vários lances mostrou seu brilho e que tem um bom futebol para ajudar o Cruzeiro.

Com o passar do tempo, o Cruzeiro retomou as rédeas da partida e passou a alugar a intermediária do Mamoré. Não demorou muito e aos 35 minutos Diego Souza recebeu uma bola com muita qualidade de Egídio e, com espaço, bateu para o gol de fora da área. A bola desviou enganando o goleiro Gessé e parando no fundo das redes. O primeiro gol do meia com a camisa estrelada, já mostrando uma de suas principais características, o forte chute de longa distância.

Daí em diante o time celeste passou a atuar com velocidade e o destaque passou a ser Everton Ribeiro, que aos poucos foi encontrando seu espaço em campo. Em uma de suas jogadas, o meia enfiou uma bola muito rápida para Diego Souza que saiu cara a cara com o goleiro Gessé  que saiu da grande área e colocou a mão na bola. Entretanto, o árbitro preferiu nada marcar e ainda deu um cartão para Diego por reclamação.

Na segunda etapa, o time celeste voltou sem modificações. Logo no início, o time celeste fez uma jogada envolvente que terminou em um cruzamento de Egídio para o gol de Vinícius Araújo. O centroavante celeste entrou com muita tranquilidade e cabeceou para estufar a rede adversária. O Diamante Celeste deixou assim seu cartão de visitas e mostrou mais uma vez que subiu para fazer história com o manto estrelado, afinal já é o quarto gol do jovem atacante nos jogos preparatórios da pré-temporada, o que mostra que está no time para buscar a titularidade. Borges que se cuide!

Aos dez minutos, aconteceram as primeiras modificações estreladas, quando saíram Egídio para a entrada de Da9olberto e Diego Souza para a entrada de Alisson. Com a vantagem no placar, o time celeste passou a tocar a bola e explorar os erros de marcação do Mamoré. Nilton recebeu uma boa bola na entrada da área e deu um chute violentíssimo que passou próximo à trave, porém sem perigo. Mesmo assim, o volante mostrou muita personalidade quando chega ao ataque, embora precise acertar o apoio à defesa.

Aos dezoito minutos foi a vez de Ricardo Goulart entrar no lugar de Vinícius Araujo e Everton Ribeiro deixar o campo para Tinga. Pouco depois, a equipe celeste alçou bola na área, mas a zaga afastou. No segundo cruzamento, porém, a bola sobrou para Paulão que bateu com raiva para estufar a rede adversária. O jogador estava impedido no lance, mas o juiz validou a jogada e confirmou o terceiro gol celeste.

Já aos vinte e oito minutos foi a vez de Leandro Guerreiro dar lugar a Uélliton e Nilton a Lucas Silva. Na sequência, saíram Ceará para a entrada de Mayke e Bruno Rodrigo para Nirley. O Cruzeiro voltou a chegar próximo de ampliar aos trinta e sete minutos, em uma jogada, porém, que não foi bem executada. Na verdade, Paulão cabeceou longe o lançamento de Dagoberto, apesar da jogada ter sido nitidamente ensaiada e muito bem feita, pois se Paulão acertasse em cheio, dificilmente o goleiro defenderia. A mão de Marcelo Oliveira, portanto, já apareceu neste jogo preparativo, mostrando que o técnico vai usar a bola parada como uma perigosa arma celeste ao longo da temporada.

No final do jogo, Dagoberto fez uma boa jogada individual e foi derrubado na área. O árbitro marcou pênalti e o próprio atacante converteu fazendo o quarto gol celeste. Mesmo tendo se jogado na área, simulando a falta, foi interessante ver Da9ol fazendo uma de suas famosas infiltrações com personalidade e vontade.

O jogo terminou em 4×1 para o time celeste e deixou uma boa impressão para a torcida. No início do jogo algumas falhas de marcação assustaram o torcedor, mas nada muito difícil de se acertar durante a semana e no decorrer da temporada. Bruno Rodrigo e Paulão já mostram um bom entrosamento e vai ser preciso uma aproximação maior dos volantes para uma efetiva proteção da defesa. Marcelo Oliveira ainda está em dúvidas se jogará com Everton ou Egídio na lateral esquerda. Se por um lado Everton está em alta e terminou bem a temporada passada, Egídio mostra que tem boa qualidade ofensiva, construindo uma briga boa.

Nas outras posições, restam poucas dúvidas na cabeça do técnico celeste. A dúvida maior é a presença de Dagoberto no início do jogo contra o Atlético no próximo dia 03. Fora isso, o time não deve mudar muito do que foi visto inicialmente neste jogo amistoso.

O Cruzeiro deixa uma boa impressão à torcida e dá sinais de que pode fazer um bom ano.

Notas: Fábio (5), Ceará (6), Bruno Rodrigo (6), Paulão (7), Egídio (6), Nilton (6), L. Guerreiro (6), Everton (5), Diego Souza (7), Everton Ribeiro (6), Vinícius Araujo (7).

Entre os reservas destaque para Mayke (6) e Alisson (5) que entraram com muita vontade, além de Dagoberto (6) que mesmo estando longe de sua melhor forma, mostrou que é oportunista e vai fazer muito bem ao time celeste.

Pelo lado do Mamoré, destaque para o ótimo ala Myller Alves que tem boa qualidade na bola parada e é um ala/meia que conduz muito bem a bola. Bom alguém ficar de olho nele durante a disputa do Módulo II.

Um abraço a todos e que esta vitória seja o prelúdio de um ano vencedor na Toca. Marcelo Oliveira ainda tem uma semana para acertar algumas falhas de marcação e formação no meio para que o Cruzeiro faça uma ótima estreia no no Campeonato Mineiro dia 03, na reinauguração de seu estádio, a Toca III, conhecido como Mineirão.

Foto: Joaquim Amaral/Esp.EM