Cruzeiro Esporte Clube cumprindo tabela, e nada mais!


Cruzeiro Esporte Clube cumprindo tabela, e nada mais! - Foto: Mauro Pimentel / Terra

Salve Guerreiros! O Cruzeiro sagrou-se Tri Campeão Brasileiro com 4 rodadas da antecedência e aquela desmotivação natural que acontece se abateu sobre o time Cinco Estrelas. Um empate contra a macaca e uma derrota contra o Vasco da Gama e em ambas as partidas o Cruzeiro resolveu jogar futebol apenas na etapa final das partidas, certamente em função de uma bronca bem dada por Marcelo Oliveira nos vestiários.

O Jogo

Dois tempos distintos pelo maior clube de Minas Gerais. A derrota veio, mas o resultado poderia ter sido diferente. O Cruzeiro bastante modificado, mais uma vez, não resistiu ao desentrosamento de sua defesa. Um gol de jogada aérea que com a zaga titular não tomaríamos, e um petardo de fora da área que mesmo o goleiro titular, Fábio, teria dificuldade em defender.

Primeiro tempo

Vou usar a definição de Marcelo Oliveira no intervalo: um Cruzeiro “mole” que tocava bem a bola, entretanto, sem objetividade, quando deu por si, o placar já marcava 2 x 0 para o cruzmaltino. Uma conversa no intervalo seria mais do que necessária para arrumar a casa evitando o revés!

Segundo tempo

As emoções ficaram guardadas para a etapa final. A bronca acima citada veio e com ela uma postura mais combativa da equipe celeste. Substituições necessárias ocorreram e o primeiro tento celeste aconteceu, porém anulado pelo juiz da partida após marcação de impedimento do auxiliar. A pressão celeste continua sendo recompensada por uma pintura de Everton Ribeiro, mais uma, mas o homem do apito marcou o gol para o zagueiro Paulão. Mas o fato que mais chamou a atenção foi uma discussão entre Júlio Baptista e o zagueiro Cris, que flagrada pela câmera através da “leitura labial” (daqui a pouco isso vira uma ciência), causou uma polêmica sem fim sobre a qual falarei mais abaixo. O segundo gol celeste não veio sacramentando a derrota, mas o Cruzeiro é Tri e já está em ritmo de férias, qualquer coisa que aconteça agora não nos tira o título.

Opinião

O Guerreiro dos Gramados é um trabalho sério feito por gente séria, senão, eu usaria alguns termos de baixo calão para expressar a indignação que sinto e lhes direi por quê. Essa tal “Leitura Labial” é uma coisa ridícula que nem sempre irá demonstrar a realidade do que está sendo dito.

Teorias conspiratórias surgiram a respeito de uma suposta “entrega” do jogo para o Vasco por causa da discussão Júlio Baptista x Cris, em que o primeiro usou as seguintes palavras: “Faz logo o gol p*”. O que a imagem não mostra é a fala do Cris pedindo ao Júlio para “Amaciar”, isto é não forçar tanto o jogo, pois o Vasco precisava dos três pontos. No meu entendimento, discussão de jogo, nada demais e não se podem montar teorias furadas por causa disso. O fato é que alguns clubes, que não tiveram competência pra derrotar o Cruzeiro em campo, querem se valer das imagens para nos arrancar um título mais que merecido. Tomem vergonha na cara de vocês e ano que vem joguem futebol e ganhem na bola ao invés de tentar macular a conquista dos outros.

Ficha Técnica

VASCO 2 X 1 CRUZEIRO

Motivo:36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 23/11/2013 (sábado)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Marcos André Gomes da Penha (ES)
Gols: Thalles aos 3 minutos e Edmilson aos 32 minutos do primeiro tempo; Paulão aos 19 minutos segundo tempo.

Vasco
Alessandro; Fágner (Renato Silva), Cris, Luan e Yotún; Abuda, Guiñazu, Pedro Ken e Marlone (Bernardo); Edmílson e Thalles (Robinho)
Técnico: Adílson Batista

Cruzeiro
Rafael; Ceará, Léo, Paulão e Egídio; Nilton (Alisson), Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart (Elber); Willian e Vinicius Araújo (Júlio Baptista)
Técnico: Marcelo Oliveira

Próximo compromisso da Raposa é o jogo de entrega da taça, dia primeiro de dezembro no Mineirão. Até lá China Azul e continuem seguindo o Guerreiro dos Gramados, Nossa Torcida, Nossa Força.