Contratando Kieza o Cruzeiro repete o erro de 2009



Salve nação celeste! A contratação de Kieza lembra um problema enfrentado pelo Cruzeiro no último ano. Observem, por exemplo, as listas abaixo:

Lista 1: Alessandro, Zé Carlos, Wellington Paulista, Thiago Ribeiro, Kléber e Soares.

Lista 2: Eliandro, Anderson Lessa, Kléber, Thiago Ribeiro, Wellington Paulista, Soares, Guerrón e Kieza.

O que estas duas listas tem em comum? Se você pensou em um inflado número de atletas para a mesma posição, parabéns, você acertou.

Foto: Marino Azevedo/PhotocâmeraEm 2009, o Cruzeiro contava com 6 atacantes em seu elenco, mas faltavam oportunidades para alguns nomes. O ataque titular era formado por Kléber e Thiago Ribeiro, mas Soares e Wellington Paulista tinham oportunidades. Alessandro e Zé Carlos raramente atuavam, o que terminaria por gerar instatisfações no grupo. Ainda durante o Campeonato Mineiro, Alessandro reclamou de ser cortado de uma viagem para Uberlãndia e se transferiu para o Atlético-MG.

Durante a disputa da Libertadores, Soares se lesionou e abriu espaço para Zé Carlos que só atuou devido as ausências de titulares que começaram a surgir com a redução de nomes no elenco. O jogador, no entanto, acabou dispensado depois de ser expulso com segundos de jogo em um confronto contra o Atlético-MG no Brasileirão.

A partir daí, o Cruzeiro passou até a sofrer com falta de jogadores. Kléber se lesionou seriamente e Thiago Ribeiro e Wellington Paulista se tornaram as únicas opções. Eliandro foi subido as pressas da base. Correspondeu e em 2010 é uma das opções para o ataque.

Vem o ano de 2010 e era nítido que o Cruzeiro precisaria de mais um nome para o ataque. Veio Anderson Lessa e o número de 6 atacantes de 2009 foi superado. O número ideal, se pensarmos que entre os jogadores tem alguns jovens que pouco atuarão, mas que precisam ter consciência de que buscam seu espaço. Todavia, alguns acontecimentos já ascendem o sinal de alerta de que pode haver uma guerra de vaidades no atque celeste.

Wellington Paulista reclamou que queria atuar mais em 2010, mas isto deve acontecer, pois o mesmo tem espaço garantido ao menos como opção de 2º tempo. Anderson Lessa foi inscrito na Libertadores, mas já foi cortado e não poderá voltar para a lista até o fim da competição. E agora chega Kieza que pode, por exemplo, ameaçar a condição de Eliandro na lista.

Com 8 nomes a disposição, alguém vai perder espaço e raramente atuará. O pior seria perder espaço para um atleta que não provou nada ainda no futebol e que, se não corresponder, deixará quem perder seu lugar insatisfeito. Não vejo necessidade na vinda do Kieza. Reforços para o setor defensivo eram mais importantes. Mas já que chegou, hora de apoiar e torcer para que os outros jogadores se motivem ainda mais para manter o seu espaço e não repitam o comportamento de Alessandro no ano passado.