25 mar Contra o Democrata põe a garotada Adílson!
Salve nação celeste! Domingo o Cruzeiro volta a campo pelo Campeonato Mineiro. Com a primeira colocação garantida, o time fará um verdadeiro amistoso contra o Democrata de Valadares. Vale a pena arriscar perder algum jogador para a partida contra o Vélez por causa deste jogo?
Neste momento, o Cruzeiro tem 5 dos jogadores inscritos na Libertadores no Departamento Médico. Roger, Gil, Fernandinho, Elicarlos e Guerrón. O elenco dispõe de peças para repor estes jogadores, mas imaginemos que o Diego Renan, por exemplo, se machuque contra a Pantera? Quem será o lateral-esquerdo do Cruzeiro? Provavelmente Gilberto, mas aí Bernardo precisaria entrar no meio-campo. Duas mudanças que poderiam afetar completamente o entrosamento da equipe na partida mais importante do ano até agora.
Por que então, caro Adílson, não lançar mão da base nesta partida? Não mesclando com alguns titulares, como vem sendo feito, mas usando apenas jogadores não inscritos na Libertadores? Seria uma ótima oportunidade para vermos a garotada em ação e no domingo ao invés de levar os titulares para Valadares porque não colocar um auxiliar para treinar o time para o confronto de quarta-feira?
Muitos podem argumentar que o time vem jogando mal e que não merece esta folga. Concordo com este ponto de vista, mas um treino tático tem mais a acrescentar do que esta partida. Sempre defendi a tese de que a primeira fase do Estadual deveria ser disputada por um time B, desde que os titulares seguissem se dedicando aos treinamentos para melhorar o entrosamento.
Tudo bem que isto não foi feito até agora e o rodízio do Adílson tem seus méritos na garantia do primeiro lugar antecipado da primeira fase. Todavia, não há necessidade de expor um jogador da lista da Libertadores a possibilidades de lesões que existem, principalmente nos gramados dos estádios do interior.
Diante deste cenário, portanto, aproveito desta coluna para lançar o apelo. Contra o Democrata põe a garotada Adílson!
Em tempo: Vale lembrar que pelo menos seis jogadores serão poupados de qualquer forma: Leonardo Silva, Diego Renan, Pedro Ken, Marquinhos Paraná, Henrique e Kléber estão suspensos e ficarão de fora de qualquer jeito.