Conhecendo o adversário – San Lorenzo x Cruzeiro (Quartas de final Libertadores 2014)


Conhecendo o adversário – San Lorenzo x Cruzeiro (Quartas de final Libertadores 2014)

Salve Guerreiros! Chegou o momento de um dos grandes duelos da Libertadores 2014. Cruzeiro e San Lorenzo é talvez o duelo mais aguardado por toda a América do Sul nas quartas de final. Os dois times são de histórias parecidas, voltaram a ser destaque no Brasil e na Argentina. Cruzeiro e San Lorenzo ressurgiram depois de campanhas ruins. Em 2011, o Cruzeiro teve desempenho muito abaixo do esperado no Brasileiro e se safou do rebaixamento naquela temporada com a goleada histórica por 6 a 1 no rival. O San Lorenzo teve caminho parecido no Argentino. A péssima campanha de 2012 quase levou o time do Papa ao caminho já traçado por outro time grande, o River Plate que já disputou a segunda divisão nacional.

Uma temporada depois, sob a benção do Papa Francisco, torcedor fanático do Ciclon e sócio-torcedor do clube, o San Lorenzo de Almagro conquistou o título nacional após sete anos de espera. O Cruzeiro teve campanha parecida, e por ironia também com a ‘ajuda’ do Papa. Após a entrega da camisa celeste a Francisco, quando esteve na Jornada Mundial da Juventude, em 2013, o Cruzeiro não saiu mais da liderança do Brasileirão e foi campeão com sobras em relação aos adversários.

Na Libertadores 2014, ambos se classificaram com dificuldades para o mata-mata e precisaram se superar na casa dos adversários. O Cruzeiro se classificou como segundo no grupo após fazer 3 a 0 no Real Garcilaso no Mineirão. O Ciclon venceu o Botafogo em Buenos Aires e carimbou a presença nas oitavas justamente contra mais um brasileiro, o Grêmio. O time do Papa Francisco venceu por 1 a 0 na Argentina e perdeu pelo mesmo placar no Brasil, vencendo nos pênaltis.

A única diferença entre Cruzeiro e San Lorenzo, está nos títulos continentais. O Cruzeiro já conquistou a América duas vezes, em 1976 e 1997. Já o time argentino é o único clube grande do país a não levantar a Taça Libertadores até hoje. A Argentina conta com 16 troféus. Sete do Independiente, seis do Boca Juniors, dois do River Plate e um do Racing.

Retrospecto

Os jogos entre Cruzeiro e San Lorenzo sempre são aguerridos, disputados. Nunca houve um placar elástico nos confrontos. A vitória mais “tranquila” foi por dois gols de diferença, no segundo jogo entre as equipes na fase de grupos da Libertadores 2008, quando o Cruzeiro recebeu a equipe argentina em Ipatinga e venceu por 3 a 1. Marcelo Moreno e Wagner (hoje no Fluminense), marcaram para o time de Adilson Batista. Andrés Silvera descontou para os argentinos.

Cruzeiro e San Lorenzo já jogaram 6 vezes. Duas pela Libertadores 2008 e quatro pela extinta Mercosul, em 1998. São três vitórias cruzeirenses contra dois empates e uma vitória do time argentino. Ambas as equipes obtiveram suas melhores vitórias nos confrontos em casa. O Cruzeiro em Ipatinga pela Libertadores 2008, pelo placar de 3 a 1 e o San Lorenzo no Nuevo Gasómetro, por 2 a 1 na fase de grupos do torneio.

As duas equipes apostam em jovens valores e não se esquecem de colocar experiência no grupo. Ao lado dos talentosos Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Mayke, por exemplo, o Cruzeiro conta com jogadores de experiência como Borges, Julio Baptista e Ceará. Pelo lado do time argentino, as apostas estão no atacante Corrêa, de 19 anos, no volante Buffarini e no lateral Emmanuel Mas. A experiência do atacante Mauro Matos e do meia Piati também são importantes para o time do coração do Papa Francisco.

Como muitas pessoas citam, se o Papa é argentino, Deus é brasileiro. A promessa é de dois grandes confrontos. O primeiro, nesta quarta (7), no Estádio Nuevo Gasómetro em Buenos Aires. O segundo, na próxima semana, dia 14 no Mineirão, um dos últimos jogos do clube em BH antes da parada para a Copa do Mundo.

Jogo de ida na primeira fase da LA´08 – 21/02/2008 – 0x0
http://www.youtube.com/watch?v=GbupMDj17MQ

Jogo de volta da primeira fase da LA’08 – 03/04/2008
http://www.youtube.com/watch?v=V0YXhQ51XHc