Conhecendo o adversário – Fluminense x Cruzeiro (A hora da reabilitação)


Conhecendo o adversário – Fluminense x Cruzeiro (A hora da reabilitação)

Salve Guerreiros. Chegou a parte mais tensa e menos esperada pelos cruzeirenses. O momento das derrapadas do time no Campeonato. Após dois tropeços horríveis nas duas últimas rodadas, está na hora do Cruzeiro voltar a justificar a sua liderança e ampliar a vantagem na ponta da tabela. E para tentar reencontrar o caminho das vitórias, o Cruzeiro terá pela frente um adversário que sempre foi uma pedra na chuteira, o Fluminense.

O Fluminense foi do céu ao inferno em um ano. O atual campeão brasileiro briga para não cair, tem 35 pontos e está a três pontos de Criciúma e Vasco, os dois primeiros da zona de rebaixamento. O Fluminense colhe hoje os frutos de um mau planejamento traçado no começo da temporada. Apostaram na teoria de que tinham um timaço e não seriam necessárias contratações pontuais em posições carentes no elenco. O Fluminense se desgastou, perdeu jogadores importantes em negociações, como Thiago Neves e Fred por lesão após a Copa das Confederações. Sem grandes opções, após a saída de Abel Braga e a chegada de Vanderlei Luxemburgo, o Flu vai aos trancos e barrancos tentando se manter na elite do futebol nacional.

Como eles jogam

O Tricolor das Laranjeiras joga em um esquema que não é tão utilizado no país e para dar certo, é necessário treinar muito. Depois de muitos testes, Vanderlei Luxemburgo achou um esquema para o time, o 3-5-2. Classifico este tipo de esquema como uma tática de jogo eficiente, onde o “jogar bonito” é algo totalmente dispensável. O primeiro objetivo dos times que jogam neste esquema é não tomar gols, depois caso dê tempo, o time vai pro ataque.

O Fluminense joga hoje com três zagueiros: Leandro Euzébio, Gum e o volante Edinho, bem acostumado a exercer esse tipo de função.  No meio campo, dois volantes: Jean e Rafinha, os alas Bruno e Ailton e Wagner (ex-Cruzeiro) é o responsável por armar as jogadas. E no ataque, Rhayner e Rafael Sobis. Com jogadores jovens e alguns experientes, Vanderlei pode fazer algumas alterações no time. Ele pode escalar o veterano Felipe e deslocar o jovem Rafinha para a ala esquerda e também pode colocar o garoto Samuel no lugar de Rhayner.

Contra o Grêmio (que joga no mesmo esquema do Flu), o Tricolor foi massacrado em pleno Maracanã. Os gaúchos dominaram o jogo o tempo todo e mostraram ao time de Vanderlei Luxemburgo como fazer um 3-5-2 eficiente, tanto que saíram na frente do marcador no primeiro tempo. No fim da partida, no apagar das luzes, o Fluminense contou com a sorte e empatou. Mesmo não sendo um time tão forte, os cariocas contam com uma tremenda sorte em jogos cruciais, como por exemplo, contra o Cruzeiro no primeiro turno.

Tanto Cruzeiro quanto Fluminense já começam a fazer contagem regressiva para o fim do campeonato. Enquanto um aguarda ansiosamente a realização de um sonho o outro conta os dias para o fim de um pesadelo. Se o jogo for decidido na sorte, como no primeiro turno, que a sorte esteja do lado do Cruzeiro. É hora do Mineirão pulsar, da torcida cantar e do Cruzeiro jogar!