Conhecendo o adversário – Cruzeiro x São Paulo – Brasileirão 2013


Conhecendo o adversário – Cruzeiro x São Paulo - Brasileirão 2013

Quarta-feira, 9 de outubro de 2013, 21h50, Mineirão, Belo Horizonte-MG. O Cruzeiro vai para sua 27ª decisão. Desta vez o adversário é uma pedra na chuteira, um time chato, que neste brasileirão é o gigante adormecido do campeonato. Em qualquer ocasião, o São Paulo merece respeito. Se em 2011 o Cruzeiro foi o gigante adormecido, que passou por momentos complicados no decorrer da disputa brigando para não cair, em 2013 o São Paulo vive o seu pior momento como coadjuvante de um campeonato. Sob o comando de Muricy Ramalho, o time aos poucos tenta se encontrar.

O São Paulo já teve três técnicos no campeonato: Ney Franco, Paulo Autuori e agora Muricy Ramalho. E isso refletiu na péssima campanha de 2013, sendo atualmente o primeiro time acima da zona de rebaixamento. O tricolor paulista se tornou o saco de pancadas do primeiro turno. Acho que o jogo inesquecível pra eles e para nós também, foi aquele 3×0 em pleno Morumbi, na 8ª rodada do primeiro turno do Brasileirão neste ano. Muitos acreditavam na recuperação do São Paulo naquele jogo e ninguém esperava que um jogador com o Luan faria três gols no jogo.

Como eles jogam

O São Paulo vem com seis desfalques e uma improvisação. Sem os zagueiros Antônio Carlos, Lucas Silva e Rafael Toloi. Muricy também não terá o volante Denilson, o atacante Luis Fabiano e Rogério Ceni, certamente o pior desfalque pra eles. E são esses desfalques que o Cruzeiro precisa aproveitar. O São Paulo deve improvisar o volante Rodrigo Caio como zagueiro, como já foi feito em alguns jogos do Brasileiro. Acompanhei algumas partidas em que ele atuou como zagueiro e vi que ele não se sente tão bem jogando naquela função. Só para o cruzeirense ter uma noção, é como colocar o Lucas Silva do Cruzeiro como lateral-direito. Você vê que o jogador não rende 100% naquela função. Para substituir os demais ausentes entram Aloísio e Denis.

Atualmente o tricolor joga no 4-4-2, e contra o Cruzeiro deve jogar com três volantes: Wellington, Fabrício e Maicon, com Paulo Henrique Ganso como único homem de criação. Com esse esquema, Muricy tira um pouco do “compromisso” de Ganso com a marcação, deixando-o mais a vontade para armar as jogadas. E aí está um ponto para o time ficar atento. Aos poucos, Ganso volta a mostrar um bom futebol. No jogo contra o Vitória, ele participou dos três gols. Dois saíram de bolas paradas dele e quem começou a jogada do gol de Luis Fabiano foi o camisa 8.

Reencontros

Além de todo o clima de decisão de ambos os lados, o jogo também será de reencontros. Será a primeira vez que o volante Fabrício jogará contra a torcida do Cruzeiro em Minas Gerais. Desde que saiu do Cruzeiro, no fim de 2011 as opiniões sobre o ex-camisa 5 celeste ficaram divididas. Muitos acham que ele deveria ter ficado e formaria um meio de campo ainda mais forte ao lado do Nilton. Outros acham que ele realmente deveria ter saído e até julgam ele por isso. Vale lembrar, Fabrício saiu pelo fato do clube não se interessado pela renovação de contrato com ele. Torcemos para que o jogo de hoje termine com uma vitória do Cruzeiro e que a torcida continue com esse clima de respeito com o adversário e principalmente, com o Fabrício.